Rio Verde no Google Street View

Parte da cidade já foi mapeada e disponibilizada online


A cidade de Rio Verde já pode ser vista, pelo menos em partes no Google Street View, recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo.

A cidade, que foi mapeada pelo carro do Street View durante o mês de setembro de 2011, entretanto ainda tem grande parte de suas ruas sem ser disponibilizada online. Dividindo a cidade ao meio, a partir da Avenida Presidente Vargas, praticamente quase toda a porção oeste está no sistema do Street View. Nossa equipe entrou em contato com o escritório do Google de Belo Horizonte – MG, que nos informou que a colocação das imagens, muitas vezes, é feita de forma escalonada, e que em breve toda a cidade já estará online. O recurso pode ser acessado a partir do programa Google Earth ou do endereço maps.google.com.br

Uma nova forma de explorar o mundo
O Google Street View foi lançado em maio de 2007 com a intenção de permitir a todos uma exploração do mundo por imagens tridimensionais. Isso fez com que fosse possível ir além da visão aérea restrita de antes para realmente “viajar” pelas cidades como se fosse um pedestre.

O funcionamento é realmente muito simples. Tudo o que você precisa fazer é ir até uma cidade e clicar no pequeno boneco amarelo (batizado de “Pegman” pelos criadores) que fica acima da barra de zoom, no lado esquerdo da tela. Ao arrastar o Pegman para fora da barra, as ruas que ficarem azuis indicam onde o Google Street View já está presente. Solte-o em uma rua e pronto, a visualização muda automaticamente.

Quando você finalmente está “dentro” das ruas, basta clicar e arrastar com o mouse para visualizar o local em 360°. Você pode dar zoom em detalhes e avançar para outras ruas ao dar um duplo-clique. É claro, entretanto, que o Google Street View ainda não está disponível em todos os países, como no Brasil.

Como as imagens são capturadas
A Google coleta as imagens usando câmeras especiais, além de fazer automaticamente a combinação das fotos tiradas com a localização exata, graças ao GPS (Sistema de Posicionamento Global). As imagens são totalmente panorâmicas, girando 360° no sentido horizontal e 290° no vertical.

Compartilhe

Comente: Rio Verde no Google Street View