Qual o melhor?

Veja a comparação do hardware do PS4 com os rumores do Xbox 720


Com o lançamento do Playstation 4, os rumores de uma movimentação por parte da Microsoft também se intensificaram, e na internet começam a aparecer dezenas de rumores que "revelam" o hardware do novo Xbox 720.

Ao contrário da Sony, a empresa americana ainda não fez nenhuma declaração oficial, nem mesmo afirmou que irá lançar um novo console. Por esta razão, é importante lembrar que todas as informações que colocamos nessa matéria devem ser analisadas com cuidado, pois se trata de um material advindo de muita especulação e fontes misteriosas. O suposto manual, enviado junto com os kits de desenvolvimento para as diversas empresas da área alegam que o Xbox 720 deve ser lançado até o natal de 2013.

Placa de Vídeo
Assim como o PS4, o Xbox 720 poderá utilizar uma placa de vídeo da AMD Radeon, com capacidade de exibir gráficos GCN. A diferença está na quantidade, pois o novo aparelho teria duas placas operando ao mesmo tempo. Vale dizer que este rumor parece bem improvável já que ao aumentar a complexidade do sistema a um nível estrutural, torna-se mais demorado programar jogos para ele.

Ao que parece, o processador gráfico do Xbox será ligeiramente inferior, com 12 unidades Radeon GCN contra 18 do PS4. A máquina da Microsoft também virá com 8 GB de RAM DDR3 somados com 32 MB de veloz ERAM para o processador gráfico, totalizando um poder de processamento de 1.23 teraflops.

Ainda sim, o PS4 também parece melhor nesta categoria, mesmo os seus 8 GBs de RAM, são feitos da super veloz DDR5, o que dá uma margem de cerca de 1.84 teraflops, um pouco mais poderoso que o Xbox 720.

Processador
O Jaguar da AMD de oito núcleos parece ser mesmo a melhor opção em termos de custo energético e preço, desta forma, ambos os aparelhos parecem ter sido construídos usando variações deste modelo. O problema é que o processador apresenta núcleos de cerca de 1.6 Ghz, o que normalmente é mal utilizado por desenvolvedores de jogos.

A maioria das empresas ainda não consegue distribuir igualmente os processos em torno dos diferentes núcleos. Por esta razão, talvez teria sido melhor se focar em unidades mais rápidas  e menos divididas como o quad-core i5-3570K que possui uma CPU bem mais rápida que o AMD eight-core FX-8350 proposto para estes consoles.

Bluray
Ainda que não se tenha certeza se o Xbox 720 terá um drive de Bluray, a necessidade de optar pelo padrão é bem clara. A criação de um media hub em sua casa sempre foi um ponto importante para as vendas do Xbox, e como principal mídia física da atualidade, seria um tiro no pé da Microsoft.

Preço
Mesmo tendo sido anunciado primeiro, o PlayStation 4 ainda não apresentou os seus valores - assim como a data de lançamento permanece um mistério. Alguns rumores apontam para um modelo mais barato do console da Sony custando cerca de U$ 340.

Compartilhe

Comente: Qual o melhor?