Pitfall, a franquia que morreu
Jogo passou de imenso sucesso a retumbante fracasso
Os mais saudosistas vão se lembrar. Pitfall é um dos jogos mais vendidos na história dos videogames, superando mais de 4 milhões de cópias. Isso aconteceu em 1982, quando os jogos ainda eram novidade na maioria dos lares do mundo. O jogo, produzido pela Activision, tinha um desenho muito sofisticado para a época, e o jogador controlava Harry Pitfall, um desbravador no melhor estilo Indiana Jones.
No jogo, devia-se procurar por tesouros no mapa, como barras de ouro, anéis e muitos outros prêmios. Claro que existiam muitos inimigos para impedir o jogador de conseguir isso: escorpiões, cobras, troncos rolantes que lhe perseguiam, jacarés famintos e muitos outros. O jogo foi revolucionário para a época, uma vez que dava grande liberdade ao jogador para explorar os diversos mapas e percorrer diferentes direções. O jogo ficou popularmente conhecido no Brasil como “Tarzan”, já que quando o personagem pulava e se agarrava a um cipó, fazia um som muito parecido com o grito do homem macaco.
A Activision não demorou a lançar uma sequência, que não fez o mesmo sucesso do primeiro jogo, mas também caiu na graça dos gamers: Pitfall II: Lost Caverns foi lançado em 1983, e embora muito parecido com o jogo original, trazia uma jogabilidade ainda melhor, cenários mais elaborados e um enredo revolucionário para o Atari. A franquia estava criada. Pitfall já conquistara seu espaço no coração dos jogadores de todo o mundo.
Mas o tempo passou, o Atari foi substituído por uma nova geração de videogames, e a franquia Pitfall precisava de um novo lançamento. A plataforma escolhida nos 8 bits foi a Nintendo, que lançou Super Pitfall, um jogo que tinha tudo para ser um grande lançamento mundial. Tinha tudo. O jogo era mal feito, seu enredo era ininteligível, a jogabilidade era maçante e o jogo tinha um grau de dificuldade tão alto que a maioria dos gamers desistia logo nas primeiras horas de jogo. Era o começo do fim. De grande sucesso a grande fracasso em apenas um lançamento.
A Activision ainda lançou jogos com o título Pitfall para os Playstations 1 e 2, mas de nada adiantava. As novas gerações não se empolgaram com o lançamento e o grande nome Pitfall foi aos poucos caindo no esquecimento. Hoje, a franquia que tinha tudo para ser um grande sucesso, vê um quase “clone” seu como Uncharted fazer sucesso usando as mesmas características que fizeram de “pitfall” um grande sucesso.