Pitfall, a franquia que morreu

Jogo passou de imenso sucesso a retumbante fracasso


Os mais saudosistas vão se lembrar. Pitfall é um dos jogos mais vendidos na história dos videogames, superando mais de 4 milhões de cópias. Isso aconteceu em 1982, quando os jogos ainda eram novidade na maioria dos lares do mundo. O jogo, produzido pela Activision, tinha um desenho muito sofisticado para a época, e o jogador controlava Harry Pitfall, um desbravador no melhor estilo Indiana Jones.
 
No jogo, devia-se procurar por tesouros no mapa, como barras de ouro, anéis e muitos outros prêmios. Claro que existiam muitos inimigos para impedir o jogador de conseguir isso: escorpiões, cobras, troncos rolantes que lhe perseguiam, jacarés famintos e muitos outros. O jogo foi revolucionário para a época, uma vez que dava grande liberdade ao jogador para explorar os diversos mapas e percorrer diferentes direções. O jogo ficou popularmente conhecido no Brasil como “Tarzan”, já que quando o personagem pulava e se agarrava a um cipó, fazia um som muito parecido com o grito do homem macaco.
 
A Activision não demorou a lançar uma sequência, que não fez o mesmo sucesso do primeiro jogo, mas também caiu na graça dos gamers: Pitfall II: Lost Caverns foi lançado em 1983, e embora muito parecido com o jogo original, trazia uma jogabilidade ainda melhor, cenários mais elaborados e um enredo revolucionário para o Atari. A franquia estava criada. Pitfall já conquistara seu espaço no coração dos jogadores de todo o mundo.
 
Mas o tempo passou, o Atari foi substituído por uma nova geração de videogames, e a franquia Pitfall precisava de um novo lançamento. A plataforma escolhida nos 8 bits foi a Nintendo, que lançou Super Pitfall, um jogo que tinha tudo para ser um grande lançamento mundial. Tinha tudo. O jogo era mal feito, seu enredo era ininteligível, a jogabilidade era maçante e o jogo tinha um grau de dificuldade tão alto que a maioria dos gamers desistia logo nas primeiras horas de jogo. Era o começo do fim. De grande sucesso a grande fracasso em apenas um lançamento.
 
A Activision ainda lançou jogos com o título Pitfall para os Playstations 1 e 2, mas de nada adiantava. As novas gerações não se empolgaram com o lançamento e o grande nome Pitfall foi aos poucos caindo no esquecimento. Hoje, a franquia que tinha tudo para ser um grande sucesso, vê um quase “clone” seu como Uncharted fazer sucesso usando as mesmas características que fizeram de “pitfall” um grande sucesso.

Vídeo

Fotos

Imagem de Pitfall, a franquia que morreu Imagem de Pitfall, a franquia que morreu Imagem de Pitfall, a franquia que morreu

Compartilhe

Comente: Pitfall, a franquia que morreu