Pirataria na internet com dias contados?

O controle massivo da internet nunca esteve tão próximo da realidade


O nome é Stop Online Piracy Act, o projeto de lei apresentado no Congresso dos Estados Unidos veio para literalmente atrapalhar grandes empresas de entretenimento e notícias como Youtube, Wkipedia e vários outros do gênero.

Trocando em miúdos a lei funciona da seguinte maneira, caso seja aprovada, todo e qualquer conteúdo (vídeo, fotos, músicas, gifs, etc) online mostrado no site e que possua direitos autorais e não foi aprovado para postagem através do detentor o mesmo poderá solicitar o fechamento do site, pois o mesmo violou a lei S.O.P.A.

A complexidade é tanta que vários gigantes como Mozilla Eletronic FrontierFoudation, Free Software Foundation, Google, Facebook, Yahoo, eBay, Twitter, LinkedIn, Zynga entre várias outras manifestarem publicamente uma preocupação com esse projeto de lei, alegando que o uso de ISPs para monitorar a atividade do usuário é uma completa invasão de privacidade e eles não ficariam a vontade para “espionar” o usuário.

Os prestadores de serviços também podem ter muitos problemas caso ele não tome determinados cuidados na hora da postagem, pois, pode haver uma grande probabilidade de uma violação dos direitos autorais ou de propriedade intelectual, causando assim o bloqueio do site ou simplesmente a suspensão.

Com a aprovação, praticamente todo o mundo web pode ser prejudicado, não pelo fato dos maiores sites de notícias e entretenimento correrem risco de ser fechado, mas sim, pelos DNS dos sites usarem servidores americanos, pois por enquanto essa lei será aplicada apenas neste país.

Algumas empresas americanas de entretenimento como, Sony, Fox, Hollywood, entre várias outras de entretenimento são a favor da aprovação da lei, pois elas alegam que haverá uma seguridade maior na questão dos direitos autorais para todos os artistas, evitando assim a perca de bilhões de dólares em pirataria web.

Muitas pessoas também são a favor, pois havendo a aprovação realmente haverá o lucro para os artistas e principalmente para as grandes empresas de mídia, mas, por outro lado, haverá o controle nas pessoas comuns, que não poderão mostrar sua criatividade na web ou muito menos publicar uma simples matéria em um jornal.

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Pirataria na internet com dias contados?