PES 2020 vs. FIFA 20: as principais exclusividades dos games de futebol

Quem sai na frente no clássico com estádio lotado?


Está sentindo o cheirinho de futebol no ar? Deve ser porque o mês de setembro traz dois grandes lançamentos do gênero nos games: eFootball Pro Evolution Soccer 2020 e FIFA 20 chegam, respectivamente, nos dias 10 e 27, trazendo a boa e velha rivalidade em campo, com direito a estádio lotado e jogadores (vocês, é claro!) sedentos por emocionantes partidas. 

 

CodeBuddy Rio Verde: Escola de tecnologia para crianças e adolescentes! Agende uma aula experimental gratuita!

 

Como é de costume, os consumidores colocam na balança o que os títulos da Konami e da EA Sports oferecem, a fim de decidir qual deles comprar -- se o caso não for levar os dois de uma vez. Um dos fatores que os fãs mais levam em consideração é justamente o quesito licenciamento e exclusividades. Abaixo, separamos os principais atrativos de ambos os lados: 

eFootball Pro Evolution Soccer 2020
Neste ano, a Konami provou que conhece o seu público-fiel e apostou no mercado mais forte do game: o sul-americano. As principais ligas do continente estarão licenciadas no game, com algumas exclusividades cruciais. Países como Brasil, Argentina e Chile serão bem representados com as ligas nacionais. O destaque fica para a Série B do Brasileirão, um antigo pedido dos fãs que finalmente foi atendido.

Dentre as principais exclusividades da América do Sul, vale destacar os seguintes times: Sport, Atlético Mineiro, Vasco, Palmeiras, Flamengo, Corinthians, São Paulo, River Plate, Boca Juniors, Alianza Lim, Colo-Colo e Universidad de Chile.

No continente europeu, a situação é mais comprometida, mas ainda assim trouxe boas surpresas. Da liga espanhola, teremos apenas o clube parceiro Barcelona; da inglesa, o Arsenal e o retorno do Manchester United, que ficou de fora por anos. Os clubes alemães serão Schalke 04, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique -- outra exclusividade de peso.

A Serie A Tim estará completamente licenciada, trazendo outra grande exclusividade: a Juventus de Cristiano Ronaldo e companhia só estará no PES em 2020. Do lado das seleções, o grande adicional é a chegada da UEFA Euro, que será disponibilizada como um conteúdo adicional em 2020.

Dentre os principais estádios que o jogador poderá rolar a bola, estão: Camp Nou, El Monumental, Old Trafford, La Bombonera, San Siro e 9 templos brasileiros.

Vale ainda ressaltar algumas lendas que poderão jogar no seu time no modo myClub, como Oliver Kahn, Iniesta, David Beckham, Totti, Ronaldinho Gaúcho, Maradona e Batistuta. A Master Liga e o Rumo ao Estrelato, modos queridos pelos fãs, serão renovados e irão dividir espaço com o novato Matchday.

FIFA 20
Sendo um título que leva o nome "FIFA", a maior organização do futebol mundial, é natural que o jogo anual da EA Sports traga as principais ligas e torneios licenciados, algumas até com a identidade visual dentro do pacote. Dentre elas, teremos: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), MLS (Estados Unidos) e os continentais UEFA Europa League, UEFA Supercup e a Champions League, grande trunfo que até a edição passada estava nas mãos da concorrência.

Dito isso, vale notar que as principais equipes europeias estarão em FIFA, com exceção das que serão exclusivas de PES, como a Juventus e o Bayern de Munique. Quer jogar com Real Madrid, Atlético de Madrid, Liverpool, Manchester City e demais gigantes da Europa? O lugar certo é aqui.


Na América do Sul, a Superliga Argentina de Fútbol está confirmada, mas com as ausências do River Plate e do Boca Juniors. No Brasil, a coisa complica: todos os 20 clubes da primeira divisão terão nomes, uniformes e jogadores genéricos.

Ao todo, são 90 estádios licenciados de 14 países mais 29 genéricos. Dos principais (e muitas vezes mais escolhidos por jogadores), estão o Anfield (Liverpool), Emirates Stadium (Arsenal), Santiago Bernabéu (Real Madrid), Parc des Princes (Paris Saint Germain) e Stade de Lyon.

Não podemos nos esquecer de três grandes diferenciais de FIFA: a presença de equipes femininas, o modo história e o VOLTA, que trará de volta toda a essência do bom e velho FIFA Street.


Por último alguns ícones presentes no modo FUT serão Kaká, Zidane, Garrincha, Pirlo, Guardiola e Drogba.

E esse é o balanço no mercado da bola nos videogames em 2019. Já decidiu qual será sua escolha neste ano? Quem apostou melhor nas contratações: PES ou FIFA? Comente logo abaixo. 

Compartilhe

Comente: PES 2020 vs. FIFA 20: as principais exclusividades dos games de futebol