O que é Dropshipping? Vale a pena para o e-commerce?

Produtos que chegam atrasados ao destino (ou que às vezes nem chegam) são motivos que levam os clientes acessar o e-commerce dos concorrentes


Quem tem uma loja online sabe que é importante investir em um bom plano de hospedagem de site. Um plano adequado auxilia a loja a ter uma boa velocidade de carregamento, backups frequentes e certificado de segurança. Em suma, tudo aquilo que um e-commerce necessita para promover um atendimento de ótima qualidade.

 

Mas não é apenas de hospedagem de site que uma loja online sobrevive, pois é necessário pensar também em alguns detalhes que são essenciais: o estoque e a entrega de produtos para os clientes.

 

Produtos que chegam atrasados ao destino (ou que às vezes nem chegam) são motivos que levam os clientes acessar o e-commerce dos concorrentes. Sendo assim, para evitar esses prejuízos surge uma solução conhecida como Dropshipping.

 

Saiba o que é Dropshipping

O recurso do Dropshipping consiste no recebimento das vendas online e no envio delas diretas do fornecedor para o cliente final. De uma forma prática, é um parceiro conhecido como Dropship que efetua o envio do produto para o seu cliente em nome da sua loja online.

 

A consequência é que não há necessidade do dono do e-commerce manipular o produto, ou seja, o empreendedor realiza apenas o intermédio para a venda. A origem do lucro que esse procedimento traz vem da distinção entre preço o valor que é divulgado no e-commerce e o que o parceiro Dropship cobra.

 

Também conhecido como “Estoque na Fonte”, é possível dizer que o Dropshipping é uma técnica de logística que facilita e agiliza a transação nas lojas online.

 

Como é o funcionamento do Dropshipping

O Dropshipping funciona de um modo bem simples. Nela o visitante acessa a sua loja e efetua a compra de um determinado produto. Ao receber a ordem de venda, o gestor da loja passa essa informação para o seu parceiro de Dropshipping.

 

Por fim, esse parceiro de Dropshipping separa as encomendas e envia o produto para o cliente que efetuou a compra. Não por acaso esse termo em inglês é a união das palavras “drop”, que significa “largar”; e “shipping”, que quer dizer “remessa”.

 

De uma forma geral, para que o Dropshipping seja eficiente, é necessário que o proprietário do e-commerce opte pelos melhores fornecedores de determinado produto, levando em consideração não só o valor cobrado, mas também a qualidade da entrega e até a possibilidade de monitoramento de estoque e envio.

 

Depois de escolher o fornecedor, ele anunciará as respectivas quantidades que o dono do e-commerce vai colocar à venda na loja. Esse procedimento ocorre em tempo real. Quando o cliente realizar uma compra, o pedido é processado de modo automático pelo e-commerce, que envia o pedido para o fornecedor e, por fim, gera a nota fiscal.

 

Vantagens de usar o Dropshipping nas lojas online

O procedimento do Dropshipping traz alguns benefícios para quem gerencia uma loja virtual. Entre essas vantagens vale mencionar algumas a seguir.

 

Custos baixos

Com esse método, a redução dos custos é nítida, pois não há gastos relacionados ao estoque, nem capital de formação e manutenção de estoques, custos com armazéns, com funcionário e movimentação de cargas.

 

Melhor fluxo de caixa

O fluxo de caixa se torna mais eficiente, pois há uma distinção entre o revendedor receber do consumidor e pagar seu fornecedor, pois caso mantivesse os estoques esse ganho financeiro não seria dele.

 

Facilita a negociação online

Quem pretende investir em um e-commerce já deve estar ciente de que é necessário contar com uma plataforma, como, por exemplo, o Magento e o Prestashop. Já na hora de pensar na logística, o Dropshipping aparece como uma boa alternativa.

 

Caso seja possível encontrar armazéns na região onde você mora, talvez o valor do aluguel seja muito caro. Diante de tais empecilhos é difícil cuidar da logística, porém com o sistema de dropshipping tais problemas são reduzidos e até eliminados.

 

Facilidade para escalar o negócio

Quem gerencia um negócio sabe bem que quanto mais ele cresce, é necessário também agilizar mais investimentos. Porém, no caso de um e-commerce que atua com o modelo dropshipping, é possível tornar o negócio mais escalável.

 

Isso ocorre porque, diante de um crescimento elevado, a parte de estoque e logística pode ser repassada sem problemas para os fornecedores. É claro que para isso eles devem dar conta das demandas.

 

Possibilidade de oferecer mais produtos

Independente dos produtos vendidos na loja online, com a adoção do Dropshipping é possível vender com facilidade alguns itens menos procurados, proporcionando até mesmo a possibilidade de testar alguns novos mercados e novos mix de produtos para sua loja online.

 

Inclusive, vale destacar que hoje em dia já existem até plataformas de Dropshipping, como, por exemplo, a Midhaz.

 

Vale a pena usar o Dropshipping para as lojas online?

Esse método de trabalho pode ser muito lucrativo, no entanto tammbém pode apresentar muitos problemas, principalmente se não houver sinergia e resposta rápida aos problemas logísticos.

 

Por esse motivo, quem atua gerenciando esse tipo de negócio, já conta com uma boa alternativa para ampliar as vendas, mas é preciso muito planejamento e sinergia entre as partes envolvidas.

 

Se você pensar em iniciar um negócio e utilizar o Dropshipping fique muito atento aos fornecedores e principalmente aos seus prazos. Ah, e não se esqueça dos trâmites alfandegários que no Brasil são para lá de burocráticos.

Compartilhe

Comente: O que é Dropshipping? Vale a pena para o e-commerce?