Novo aplicativo do Facebook está dando o que falar

If I Die: um simples aplicativo ou uma armadilha para espionagem?


Foi apresentado ao Facebook  alguns dias atrás um aplicativo que se chama (If I Die), o nome é um quanto estranho, mas, é verdade, o aplicativo ‘se eu morrer’ é capaz de mandar determinados recados para seus amigos se você morresse. Funciona da seguinte maneira:

1.    Adicione o aplicativo ao Facebook;
2.    Grave a mensagem utilizando sua web can;
3.    Selecione os amigos que possivelmente irá postar seu luto;
4.    Quando todos os selecionados publicarem no Facebook a nota de falecimento, automaticamente o vídeo gravado será transmitido para todos os seus amigos do Facebook;

Atualmente este aplicativo já foi instalado por milhares de pessoas em todo o mundo e torna-se uma maneira simples e engraçada de anunciar a própria morte.

Entre novidades e diversão uma empresa muito séria está envolvida na investigação do aplicativo, neste caso estamos falando da BitDefender (Grande empresa especializada em segurança computacional), a mesma afirma que na hora da instalação do aplicativo ao Facebook, ele “secretamente” instala um spyware em seu computador, roubando assim o máximo de informação possível de seu computador.

Além deste roubo, ele abre todas as portas do seu computador facilitando o recebimento e envio de informações para endereços completamente estranhos e se não estivesse ruim ele ainda permite o controle remoto do seu computador.

“Se o usuário baixar o aplicativo estará assinando a sentença de morte do seu computador” afirma profissionais da BitDefender, tentando convencer as pessoas que é perigoso a instalação do determinado aplicativo.

Do outro lado temos os desenvolvedores do (If I Die), que usaram a própria página do Facebook para se defender, afirmando que a empresa BitDefender confundiu o aplicativo com alguma praga virtual, “o arquivo a partir dela, não tem relação nenhuma com o aplicativo”.

“Vários portais de notícias, que receberam a notícia rapidamente nos julgaram erroneamente nossos advogados já estão entrando em contato com eles para que corrijam o erro cometido”.

Para alegria de muitos o aplicativo ainda está disponível para download, agora cabe apenas saber se o aplicativo é seguro ou não... O vídeo de promoção do aplicativo está disponível no Youtube através do link: http://www.youtube.com/watch?v=4DQPBgEHZkk&eurl=http%3A%2F%2Fidgnow.uol.com.br%2Fseguranca%2F2011%2F09%2F14%2Fmensagem-postuma-via-facebook-pode-matar-a-maquina%2F&feature=player_embedded

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Novo aplicativo do Facebook está dando o que falar