Novidades na lei SOPA

Mais 30 países aderiram ao SOPA Internacional


É isso mesmo, enquanto muitos de nós pensávamos que a lei SOPA tinha perdido força, tudo indica que estávamos enganados, com os fatos ocorridos nos Estados Unidos, aonde grandes empresas do ramo de entretenimento retiraram seus nomes de apoiadores da lei, vemos agora uma crescente adesão dos países.

Isso criou um acordo comercial antifalsificação, que começou a mostrar força na União Europeia e que com certeza irá se espalhar mais e mais, sendo tudo uma questão de tempo.

Para ser mais específicos 22 países da União Europeia no dia 26/01 assinaram um termo para adotar as condições da lei ACTA (Anti Counterfeiting Trade Act – Acordo Comercial Antifalsificação), segundo esse acordo todos os países que aderirem a lei obrigatoriamente deve garantir a retirada de conteúdo ilegal da internet (em páginas de sua nacionalidade), podendo assim prejudicar e muito os internautas, não na questão de downloads, mas, sim na invasão de privacidade procurando por culpados para serem condenados ou ressarcir os prejudicados, cumprir penas ou até pagar multas.

Alguns países que já aderiram a esta lei: Polônia, Portugal, França, Reino Unido, Grécia, Irlanda, Itália e Espanha, esses se juntaram com Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Jordânia, Marrocos, México e Cingapura também integram a lista.

Por enquanto o Brasil não irá assinar o termo, isso segundo o Itamaray. De acordo com Kenneth Félix Haczynski, diretor da Divisão de Propriedade Intelectua, “esse pacto tem pouca legitimidade por ter sido negociado de forma restrita, formando assim várias críticas a nível internacional”.

Agora apenas nos resta saber quais serão os próximos passos deste acordo e se realmente esse ano será o terror para os internautas.

Escrito por: Galeno José

Compartilhe

Comente: Novidades na lei SOPA