Não durma na rede

Dicas para não complicar sua vida pessoal por causa dos seus perfis na internet


Na vida pessoal, sempre devemos tomar cuidados especiais para não “ferrarmos” nossa vida, seja com pessoas queridas ou com desconhecidos, mas, algo que esquecemos são dos profiles que criamos nas redes sociais, seja Orkut, Facebook ou Twitter, sempre haverá alguém para bisbilhotar tudo o que fazemos.

Quando falamos de vida profissional, praticamente tudo na sua deve ser levado em consideração, partindo de seus bons ou maus modos perante uma situação, passando por sua vestimenta e continuando através de sua higiene, agora, uma ação muito interessante que médias e grandes empresas estão tomando é, tentar conhecer um pouco do funcionário através de postagens em seus profiles, e sinceramente isso pode ser um problema quando o aplicativo de “Timeline” do Facebook chegar ao Brasil, pois como foi publicado na matéria (Vem ai a nova cara do Facebook), esta ferramenta trará a tona todo o histórico do usuário desde a criação de seu profile na rede social, facilitando assim o acesso a algumas informações “ocultas, tornando assim um tiro no pé do dono do profile ou um prato cheio para as empresas.

Abaixo algumas dicas sobre como se dar bem em redes sociais e consequentemente na vida pessoal e profissional:

1 - Textos postados: Tomem muito cuidado ao falar mal do emprego ou entrar em comunidades do tipo ”odeio trabalhar” e “meu chefe é um inferno”, pois isso pode e muito complicar sua vida profissional. Muitas pessoas perdem vagas de emprego ao postarem que esta prestes a trocar de um emprego ruim para um emprego péssimo, mas, com uma ótima remuneração, devemos sempre lembrarmos que para falar na web, devemos ter o mesmo cuidado que tem para falar ao vivo ou no meio de um grupo.

2 - Imagens postadas: Imagens de festas que você foi no final de semana, o brother que você quer sacanear, colegas de firma incluindo seu chefe pode não cair bem para você, fotos suas de sunga ou biquíni também pode expor ao ridículo perante determinadas pessoas e para a empresa (isso sem contar o risco que é, pois estará se expondo para várias pessoas, e você não sabe se alguma delas pode ser algum estuprador ou psicopata em potencial), agora algo que conta pontos para você é imagens artísticas e de algumas viagens.

3 - Grau de privacidade: É tudo normal bloquear suas fotos, vídeos, configurações especiais de profile, mas, tem um, porém se você colocar o link de sua página do Facebook no seu currículo não terá sentido nenhum se todas as informações do seu espaço virtual estivem bloqueadas, desbloqueie suas preferência como livros, filmes, etc, histórico profissional e o álbum de fotos artísticas.

4 - Chefe na lista de amigos: Convide o chefe para sua rede social, mas, apenas se ele quiser, mas, jamais recuse a solicitação dele. Não caia na ilusão de que o profissional e o pessoal estão bem divididos na web.
Com essas dicas, aproveite para mudar seus perfis na web, abrindo novas portas de oportunidades. Boa sorte a todos.

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Não durma na rede