Mulheres cada vez mais presentes no mercado de TI

Mercado era predominantemente masculino


A indústria de TI (Tecnologia da Informação) adquire cada vez mais adeptas femininas, profissão que até alguns anos atrás era predominantemente masculina. A Datacoper, empresa desenvolvedora de software, investe na contratação de mulheres, pois avalia como importante para o cenário atual a presença feminina na empresa, tanto que no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom do País (Prêmio GreatPlacetoWork) a corporação se destacou no quesito das empresas que mais contratam mulheres, alcançando a 12ª posição.

Apesar de os homens ainda liderarem a profissão, as mulheres estão cada vez mais presentes nos cursos de ciências exatas. Essa mudança é vista pelos especialistas como cultural, pois as mulheres, de uma forma geral, estão ocupando cargos que somente homens ocupavam, como é o caso da presidência do Brasil, por exemplo.

Quando se trata de delinear um perfil do profissional de TI, não há diferenças tão significativas entre homens e mulheres, ambos podem desenvolver plenamente a função, mas em alguns aspectos as mulheres podem contribuir por terem uma sensibilidade mais aguçada para detectar necessidades de clientes nem sempre latentes, além de lidar com problemas e soluções diferenciadamente.

“A presença feminina na empresa é um diferencial, pois essa área era comumente masculina. Nós ganhamos com os dois lados, cada um, homem e mulher, desenvolve suas atividades com sensibilidades diferentes, e o equilíbrio é fundamental”, Cezar Bernardon, presidente da Datacoper.

Uma organização clara e objetiva, sem interesses ou preferências, fomenta um ambiente em que tanto homens como mulheres sejam tratados da mesma maneira. “Em uma área onde a maioria dos profissionais é do sexo masculino, é muito bom trabalhar em uma empresa que reconhece e valoriza a contribuição das mulheres na sua organização, gestão e desenvolvimento de produtos”, comenta a colaboradora Aliene Cardoso.

O Prêmio GreatPlacetoWork (Melhores Empresas para Trabalhar), ao destacar as organizações que mais contratam mulheres, desmistifica essa ideia de que por traz da tecnologia há sempre um homem. "Estar entre as empresas com maior número de mulheres é recompensador, pois desta forma vemos que estamos cada vez mais conquistando o mercado de trabalho em TI e Telecom, comumente dominado pelos homens”, declara a colaboradora da Datacoper, Grazieli Lima.

Compartilhe

Comente: Mulheres cada vez mais presentes no mercado de TI