Instagram testa ocultar curtidas

O número de likes estará disponível apenas aos donos dos perfis


A partir de hoje (17), o Instagram começa a testar o fim das curtidas públicas no aplicativo. As curtidas não necessariamente deixarão de existir, mas agora não serão mais públicas. A medida já estava em discussão desde o primeiro semestre, e busca reduzir a sensação de competição entre os usuários dentro do Instagram, segundo anunciou a empresa. 

O teste com usuários brasileiros buscará avaliar se a mudança vai ajudar com que se concentrem menos na busca pelas curtidas e mais em compartilhar histórias na sua rede social de fotos e vídeos. O Brasil não é o primeiro a ter esse modelo de display das fotos alterado. A empresa já o aplica, desde maio de 2019, a mesma estratégia no Canadá. 

O piloto canadense deu resultados positivos, e por isso a empresa decidiu ampliar o campo de testes para o Brasil. A mudança vale tanto para imagens que aparecem na linha do tempo quanto para as fotos listadas no perfil de cada um. A intenção é que isso ajude a sua comunidade de usuários a se engajar mais com as próprias fotos e vídeos do que com a aceitação social denotada pelo número de curtidas. 

Com o fim dos likes, o Instagram também mira o problema dos aplicativos que permitem que influenciadores aumentem o número de curtidas para chamar a atenção de agências de publicidade e conquistar acordos comerciais. 

Compartilhe

Comente: Instagram testa ocultar curtidas