Instagram lança IGTV
Com a mudança, o aplicativo quer incentivar que mais criadores adotem a plataforma como escoadouro para suas produções
O Instagram lançou um aplicativo novo, chamado IGTV, que exibe vídeos mais longos, de até uma hora, enquanto atualmente apenas criações com até um minuto são permitidas. Com isso, a rede mira o público do YouTube, mas não esconde que quer roubar expectadores da TV tradicional
Com a mudança, o aplicativo quer incentivar que mais criadores adotem a plataforma como escoadouro para suas produções.
A novidade é o movimento mais robusto da rede social, que pertence ao Facebook, para bater de frente com o YouTube, do Google, que criou um novo mundo de influenciadores digitais — você os conhece como youtubers.
“Alguns criadores já veem o Instagram como sua casa”, diz Krieger. O executivo adicionou que os vídeos poderão ser incluídos diretamente na plataforma Watch, do Facebook.
Durante o anúncio, feito nesta quarta-feira (20), a companhia aproveitou ainda para divulgar que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, após oito anos de seu nascimento.
“A gente conseguiu evoluir o produto para não ser algo super específico”, disse Mike Krieger, brasileiro que, além de também ser um dos fundadores do Instagram, é diretor de engenharia do app. “Os primeiros usuários eram mais hipster mesmo."
Os vídeos mais extensos representam um salto em relação à proposta original do Instagram, que nasceu para ser um repositório de fotos sobre acontecimentos cotidianos. Quando liberou a publicação de vídeos, limitava os conteúdos a 15 segundos, mas essa barra foi ampliada para os atuais 60 segundos.
IGTV
No IGTV, os criadores poderão optar por resolução de imagem de até 4K, e não será dessa vez que o vídeo na horizontal vai pegar — o padrão de incentivar a publicação de imagens na vertical permanece, para se acomodar melhor à forma como as pessoas seguram smartphones. O Instagram até brincou com isso: antes da apresentação, uma TV exibia imagens na horizontal, mas, prontamente, o aparelho começou a girar até que ficasse na vertical.
Krieger fez questão de diferenciar o IGTV de outras plataformas de streaming de vídeo, como Netflix e HBO, que criam ou compram produções originais.
“O IGTV é conteúdo de usuário e não pago. É importante diferenciar isso, já que você pode ir a outros lugares e ver uma coisa mais produzida” como as feitas por “Netflix e HBO”.
Modelo de negócios
"No primeiro dia, não vai ter monetização mas a gente vai bater um papo com os criadores”, diz Mike Krieger, outro dos cofundadores do Instagram. “A gente vai discutir o melhor modo para eles fazerem renda com isso. Ele não descarta que a plataforma será usada para abrigar publicidade, mas não no início. “Anúncio não, para começar, mas é algo que vamos olhar”, diz. “Isso vai vir ao longo dos meses”
Adotar vídeos mais longos é ainda uma oportunidade para o Instagram ampliar a exibição de publicidade na rede social. O Facebook já inclui anúncios publicitários em vídeos mas extensos publicados por lá.
Até agora, a única abordagem do Instagram nesse sentido é a inclusão de posts patrocinados no meio da linha do tempo e entre os Stories dos usuários.
A novidade é também mais um passo do Instagram para deixar de ser só uma rede social e se tornar uma plataforma para outros tipos de interação. No começo do ano, a rede social liberou alguns recursos para lojas virtuais que a usavam como vitrine. A partir daí, elas podiam vender os produtos mostrados nas fotos e vídeos.
Assim que abrir o app, o usuário vai se deparar com vídeos executados automaticamente, publicados por amigos ou por outros criadores, selecionados pelo Instagram com base nos interesses do usuário.
Ao deslizar a tela para cima, surgirão categorias de vídeo como “para você”, “seguindo”, “popular” e “continue assistindo”.
Apesar de anunciar que quer se afastar da TV, o Instagram construiu um app que possui canais. Mas, segundo ressalta, os canais são os perfis de cada criador presente na plataforma.