Homem tem maior coleção de videogames

Ao todo são 300 consoles únicos e 56 repetidos que contam toda a história do videogame


Apaixonado por videogames, Alex Mamed entra para o RankBrasil em 2013 por ter a Maior coleção do país. Ao todo, possui 300 itens que contam toda a história dos consoles, começando pelo Magnavox Odyssey, o primeiro videogame da história.

Desde a década de 1970 os jogos eletrônicos atraem adeptos de todas as idades. Para os mais "velhinhos", vale lembrar os primeiros videogames e sua evolução: Telejogo, Atari, Odyssey, Megadrive, Nintendo, Game Boy entre outros. Atualmente os jogos avançaram muito em termos de gráficos, jogabilidade, enredo e principalmente tecnologia, uma vez que os videogames atuais se assemelham bastante aos computadores.

A paixão do recordista surgiu no final da década 1980, quando seu irmão comprou um Atari 2600 no Paraguai. Depois ganhou de seu pai um Master System, que é o seu item favorito da coleção, mas a intenção de colecionar só veio após a sua locadora de games fechar e ele ficar com vários aparelhos iguais. Desde então começou a trocar os videogames repetidos por novos, iniciando a sua coleção.

Ele conta que por muitos anos comprou consoles de amigos, através de classificados, internet e até de revista bem antigas. Certa vez, nos classificados de uma revista de 1983, o recordista encontrou um aparelho que ainda não possuía em sua coleção. Ele ligou para o número do anúncio de 22 anos atrás e curiosamente conseguiu falar com o vendedor, conseguindo o item que não tinha.

“Eu liguei para ver se conseguia, tive a sorte da pessoa ainda ter o mesmo número de telefone e de não ter vendido o videogame na época. Ele queria até me dar o console, pois nem usava mais”, lembra Mamed, que hoje busca por novos aparelhos através do círculo de amigos e leilões virtuais.

Os itens mais raros são um Adventure Vision, de 1982, e um Megaduck, do ano de 1993. Hoje em dia a coleção só pode ser vista quando o paulista recebe algum convite para exposição, em outubro ela será exposta na Universidade Paulista (Unip). “É muito difícil para um colecionador fazer exposições, pois fica sujeito a roubo, danificação da coleção. Meu objetivo é um dia conseguir fazer um ‘Museu do Videogame’, um lugar fixo, onde as pessoas podem ir para apreciar”, diz.

Na coleção de Alex Mamed você viaja através das sete gerações dos videogames, passa pela evolução dos gráficos dos jogos e também dos controles, desde a criação do Joystick, em 1977, até o sistema Kinect, presente na geração atual de consoles.

Criador do videogame
O engenheiro alemão Ralph Baer é o criador do primeiro videogame da história, o Odyssey 100. Apesar de todo o ineditismo da façanha não foi nada fácil vender a ideia. O protótipo — batizado inicialmente de “Brown Box”, devido à semelhança com uma caixa de sapatos, chegou a ser mostrado para grandes empresas, como RCA, Zenith e General Electric, mas nenhuma se interessou. Mas Baer não desistiu até que a Magnavox se propôs a lançar o produto. Já rebatizado de Magnavox Odyssey ou simplesmente Odyssey 100, chegou ao mercado em março de 1972.

Divulgação Rank Brasil

Compartilhe

Comente: Homem tem maior coleção de videogames