Golpe brasileiro no Facebook

Extensões maliciosas são instaladas nos navegadores Chrome e Firefox. Os plug-ins publicam mensagens na rede social para divulgar sites


Ataques brasileiros circulam no Facebook, alertou a Microsoft. Em um blog corporativo, a maior companhia de softwares do mundo explica que os golpistas utilizam extensões dos navegadores Chrome e Firefox para divulgar mensagens na rede social, curtir páginas e participar de bate-papos.

O texto "Malware Protection Center" (Centro de Proteção contra Malware, em português), foi publicado na última sexta-feira (10).

No golpe analisado pela empresa, a isca era um consórcio para adquirir um veículo Celta, da GM, a "R$ 13 por dia".

De acordo com a Microsoft, a extensão publica mensagens para divulgar sites. Uma das mensagens é: "Garota de 15 anos vítima de bullying comete suicídio após mostrar seios no Facebook". O golpe já havia sido notado desde o final de março.

A divulgação de postagens no Facebook pretende vender "curtidas" a páginas. Foi apurado que também envolve a captura de dados para a venda de "leads" (jargão para designar um consumidor em potencial).

Isso é o que estimula a criação de promoções com produtos reais. Empresas especializadas em "leads" contratam afiliados, entre eles os hackers, para gerar tráfego aos sites de cadastro das promoções.

Compartilhe

Comente: Golpe brasileiro no Facebook