Games brasileiros são premiados em festival

Japonês 'Nom Nom Galaxy' foi escolhido o melhor jogo e levou R$ 30 mil. Brasileiros 'Aritana', 'Jotuheim' e 'Like a Boss' foram destaque


A cerimônia de premiação dos jogos participantes do Brazil's Independent Games Festival, o BIG Festival, que acontece até 18 de maio em São Paulo, celebrou os jogos independentes feitos no Brasil e no mundo na noite de terça-feira (13).

O vencedor da noite foi o game japonês “Nom Nom Galaxy”, do estúdio Q-games, eleito o melhor do festival. Recebeu um prêmio de R$ 30 mil. Os brasileiros também tiveram destaque com “Aritana e a Pena da Harpia”, vencedor da categoria voto popular, e “Like a Boss”, eleito o game revelação.

Jotuheim Project, do estúdio Prosperity Games, ganhou a Demonight, seção voltada para jogos inacabados ou ainda em fase de protótipo. A equipe recebeu R$ 3 mil e pode voltar ao BIG em 2015 para que o game concorra em outra categoria.

John Davis, produtor associado da Q-games, não acreditou no prêmio de melhor jogo do festival. “Vim do Japão ao Brasil pela primeira vez para mostrar nosso jogo e não esperava que voltássemos com o principal prêmio”, disse. “Estou tentando falar com o escritório a notícia, tenho certeza de que nem eles esperavam ganhar um prêmio tão longe no Brasil”.

Nom Nom Galaxy” é um jogo que mistura construção, plataformas, defesa e destruição de monstros espaciais. O jogador cria gigantescas “bases-fábrica” onde experimentam toneladas de ingredientes, farão centenas de tipos de sopa para alimentar a galáxia e subir de posição nos rankings da Corporação Sopa. Cada planeta tem seus próprios desafios, desde gases venenosos a tomates assassinos.

Ele conta que viu todos os jogos do evento e que se surpreendeu com a qualidade dos títulos brasileiros: “A qualidade dos jogos aumentou bastante. Há muita criatividade aqui e acho que veremos muitos títulos feitos no país alcançando todo o mundo nos próximos anos. Gostei muito do que vi”.

E criatividade é o que não falta nos jogos brasileiros premiados. Já há três anos em desenvolvimento, “Aritana e a Pena da Harpia” pode até sair nas plataformas da Sony, segundo Persis Duaik, do estúdio Duaik. “Fomos procurados pela Sony e acredito que conseguiremos colocar o jogo nas plataformas PlayStation”, disse. “Fico feliz pois é um jogo 100% brasileiro, com parte da história do Brasil. Temos um índio que não sai de sua floresta para combater a poluição na cidade grande. Ele tem que simplesmente salvar o pajé e o cacique de sua tribo em um jogo de plataforma bem difícil”.

Jogos de plataforma, como os jogos “Super Mario Bros.” são bastante populares e Duaik diz que o nível de dificuldade é alto. “É o 'Dark Souls' dos games de plataforma”, contou fazendo referência ao dificílimo jogo de ação e RPG. Segundo ele, a comunidade ajudou bastante, apontando o que o game precisava melhorar, principalmente em termos de história e do personagem principal.

“Like a Boss” inova ao dar ao jogador o controle do chefe das fases que deve eliminar os heróis que tentam matá-lo. “Nos inspiramos nos MMOs como 'World of Warcraft', mas ao contrário. O legal é enfrentar os heróis, que representam os jogadores, que reclamam do game, da conexão da internet, e você tem que mostrar que é o chefe de fase e deve matá-los de diversas maneiras”, conta Alan Smith, programador do Fire Horse. A equipe desenvolveu o game durante dois meses de pouco sono apenas para poder estar no BIG. O game ainda não acabou e a ideia dos desenvolvedores é sempre adicionar novos conteúdos.

A equipe conta que fez alguns contatos e que deve fechar negócio ainda em 2014 com alguma produtora. “Vamos dormir e depois vamos concluir o game dentro de oito a dez meses”, afirma.

Confira a lista de vencedores da premiação do BIG Festival:

“Nom nom Galaxy”, Q-games (Japão)
Melhor jogo do festival

Jotuheim Project, Prosperity Games (Brasil)
Demonight, melhor jogo não finalizado

“Gorogoa”, Jason Roberts (Estados Unidos)
Melhor arte

“Crypt of the NecroDancer”, Brace Yourself Games (Canada)
Melhor som

“Framed”, Loveshack (Austrália)
Melhor narrativa

“Lovers in a dangerous spacetime”, Asteroid Base (Canadá)
Melhor jogabilidade

“Aritana e a Pena da Harpia”, Persis Duaik (Brasil)
Melhor jogo pelo voto popular

“Like a Boss”, Fire Horse Studio
Game revelação do Brasil

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