Facebook lança canal de vídeo para concorrer com o YouTube

Mark Zuckerberg apresenta esta quinta-feira o Watch, um motor de pesquisa de vídeo com conteúdos próprios, que promete fazer concorrência ao YouTube. Também vai fazer streaming de jogos em direto


O Facebook lançou esta quinta-feira o seu novo canal de vídeo, o Watch, uma plataforma de pesquisa de vídeos como o YouTube que, além de ter conteúdos próprios, também vai transmitir jogos desportivos em direto, como os da principal competição de baseball dos EUA, a Major League Baseball, explica o site de informação tecnológica Recode.

Para os conteúdos próprios, a rede social liderada por Mark Zuckerberg tem parcerias com produtores como o BuzzFeed, a publicação ATTN ou o Group Nine Media e vai deter os direitos sobre os programas. A maioria dos programas vai ter transmisão gratuita, seguindo o modelo televisivo, ou seja, com anúncios publicitários de marcas nos intervalos.

Com a nova plataforma, os utilizadores do Facebook vão poder procurar vídeos fora do mural de notícias, criar listas de programas que querem seguir e optar por seguir especificamente determinados artistas, marcas ou publicações. As produtoras parceiras da rede social vão receber 55% das receitas obtidas com a publicidade e Zuckerberg fica com os restantes 45%.

O Watch vai substituir o separador de vídeos que aparece na aplicação móvel do Facebook, mas também vai estar disponível na versão do Facebook para o computador e para televisões como a Apple TV ou a Amazon Fire TV. O utilizador recebe notificações com as novidades sobre os programas que o utilizador segue.

No blogue post que o Facebook escreveu a anunciar o novo canal de vídeo, lê-se que “o Watch é uma plataforma para todos os criadores epublishers encontrarem uma audiência, construir uma comunidade de fãs apaixonados, e ganhar dinheiro com o seu trabalho”.

Compartilhe

Comente: Facebook lança canal de vídeo para concorrer com o YouTube