Facebook admite rastrear todos os seus usuários

Prática é feita apenas para melhorar a segurança dos perfis, diz a empresa


Ultimamente o Facebook está sendo muito criticado por estar expondo os seus usuários, deixando à mostra certos tipos de informações que acabam constrangendo o dono do perfil. Agora a equipe da rede social está sendo acusada de literalmente rastrear o que aproximadamente 800 milhões de membros estão fazendo na internet.

Executivos admitem usar um log contínuo das páginas web em que seus usuários visitaram nos últimos 90 dias, indo muito além, eles mantém registros do que milhões de internautas não-membros da rede social fazem na internet após visitar uma página do Facebook.

A tecnologia utilizada são os cookies de rastreamento semelhantes aos métodos muito polêmicos usados por várias outras empresas de tecnologia que trabalham diretamente com anúncios online como Google, Adobe, Microsoft e Yahoo, explica o diretor de engenharia do Facebook, Arturo Bejar.

Como ninguém gosta de ter a privacidade invadida, a equipe de Mark Zuckerberg está sendo muito criticada no Congresso dos Estados Unidos e pelo World Wide Web Consortium, que se preocupam com a maneira que as informações serão utilizadas, segundo o senador Ed Markley, de Massachussets “O Facebook pode estar rastreando os usuários sem conhecimento ou permissão, o que seria injusto ou uma forma de trapaça na prática dos negócios”.

Em resposta, o Facebook através de seu criador mostrou a seguinte nota: “Nossos oficiais utilizam esses dados apenas para melhorar nossas ferramentas de segurança e desempenho do botão “Curtir” e outros plug-ins parecidos não têm planos de mudar a maneira como usamos esses dados. Nossas intenções são completamente diferentes às de muitas companhias de publicidade de dados que deliberadamente e, em muitos casos, de modo secreto, rastreiam as pessoas para criar perfis de seus comportamentos, vender esse conteúdo para quem pagar mais, ou usá-lo para anúncios direcionados”.

Enquanto a discussão sobre rastreamento ou não está em pauta, deve-se ficar atento com o que se acessa na internet, principalmente se tratando de redes sociais, pois qualquer site pode estar te monitorando, infelizmente não tem como saber, mas, é melhor prevenir do que remediar.

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Facebook admite rastrear todos os seus usuários