Expocafé 2012: BASF apresenta sistema que aumenta produtividade

Proposta de manejo integrado do Sistema AgCelence® Café pode proporcionar mais produtividade e rentabilidade aos cafeicultores


A cidade de Três Pontas, no sudoeste mineiro, sediará o maior evento de cafeicultura da América Latina, aExpocafé, realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerias (EPAMIG). A feira tem o propósito de reunir especialistas, influenciadores, agricultores, estudantes  e empresas ligadas ao setor, a fim de apresentar soluções para a cultura do café. Em 2012, o evento chega à sua 14ª edição e a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF estará presente para apresentar aos visitantes  os benefícios oferecidos pelo Sistema AgCelence® Café.
 
O modelo de manejo desenvolvido pela empresa ajuda a assegurar a produtividade e qualidade para a cafeicultura. “A expectativa para a safra 2012 é que o país obtenha cerca de 50,45 milhões de sacas de 60 quilos, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que representa um crescimento de 16%  se comparado a safra passada. Isso demonstra a importância desta cultura para o Brasil, por isso temos a preocupação de auxiliar o cafeicultor não apenas a obter mais produtividade, mas a atingir níveis máximos de excelência na agricultura”, explica o gerente de Cultivo Café da BASF, Daniel Andrade Vieira.
 
O Sistema AgCelence® Café conta com a ação de três fungicidas o Cantus®, Comet® e Opera®. O resultado é uma melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia o que consequentemente, aumenta a produtividade e a qualidade dos frutos.
 
Os procedimentos iniciam-se logo após a colheita, e quando aparecerem os primeiros sinais da doença, com a aplicação do fungicida Cantus® que ajuda a garantir maior proteção das folhas e ramos. Já nos períodos de pré e pós-florada são utilizados os fungicidas Cantus® e Comet®. Nesta fase, é importante  aumentar a saúde vegetal das flores e o pegamento de frutos. A última etapa é o cuidado dos frutos e folhas e para isso utliza-se  o fungicida Opera® que proporcionará, além do melhor controle fitossanitário, uniformidade na maturação dos frutos, ou seja, maior quantidade de grãos cereja.
 
Daniel Viera  ressalta que a eficácia do Sistema AgCelence® Café foi comprovada por estudos realizados em mais de 60 áreas.“Os resultados mostram que se todos os procedimentos forem seguidos corretamente, pode haver um aumento de cerca de 10% na produtividade”. Além de auxiliar no aumento da produção, a aplicação sequencial dos três fungicidas contribui para melhorar a qualidade do grão e consequentemente da bebida.
 
Outro serviço da BASF que também será exibido durante a Expocafé é o Digilab 2.0, um serviço portátil de assistência técnica e diagnóstico preciso de doenças, pragas e plantas daninhas, que permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de cultivo. O serviço funciona por meio  de um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes e um software com banco de dados e imagens das principais doenças nos cultivos agrícolas. A versão 2.0 oferece ainda mais agilidade e precisão do que a versão anterior. Possui um sistema de navegação mais intuitivo, de fácil manuseio, além da presença de um GPS acoplado ao hardware do equipamento, que possibilitará o georreferenciamento de uma determinada praga ou doença.
 
A cidade de Três Pontas (MG) não poderia ser o local mais adequado para a realização do evento, já que o município é conhecido como “Terra do Café”, uma vez que 36% de seu território é coberto por lavouras de café.  Além disso,  Minas Gerais se destaca por ser o maior estado produtor de café (mais de 50% da produção), seguido por Espírito Santo e São Paulo.  Estima-se que para a safra 2012 Minas Gerais seja o responsável pela produção de 26,64 milhões de sacas de café.

Fonte: Divulgação

Compartilhe

Comente: Expocafé 2012: BASF apresenta sistema que aumenta produtividade