Especialista explica como funciona o sistema de monitoramento e rastreamento de veículos

Wilian Pina, da Unepxmil aborda as tecnologias utilizadas no ramo


A preocupação com a segurança cresce a cada dia no Brasil e o sistema de monitoramento é um grande aliado para que as pessoas se sintam mais seguras aonde quer que estejam.

No caso do rastreamento e monitoramento de veículos, o sistema funciona através de um produto com a intenção de localizar o veículo onde ele estiver em tempo real, utilizando-se das tecnologias GPS e GPRS. Já em caso de complexidade é utilizado o Inmarsat.

O rastreador tem dois circuitos que realiza três funções simultâneas: funciona como GPS, sabendo onde o veículo está, transmite os dados a base por meio da internet e tem a capacidade de bloquear o veículo em caso de roubo. Existe ainda o botão de pânico, que é acionado pelo condutor do veículo quando o mesmo está em perigo. No caso de um sequestro o veículo consegue ser localizado entre 1 segundo e 1 minuto a partir do momento que o botão for acionado. De acordo com Wilian Pina, diretor de TI da Unepxmil, pioneira no ramo de franquias de monitoramento e rastreamento, “O bloqueio do veículo acontece por meio de uma palavra secreta e é realizado entre quatro e dez segundos”.

O departamento de tecnologia de informação da Unepxmil funciona 24 horas por dia, garantindo atendimento em tempo integral aos usuários do sistema de monitoramento e rastreamento e conta com 16 profissionais. Todo rastreador só sai da Unepxmil depois de testado, para que dessa forma o cliente tenha total segurança. O diferencial da Unepxmil, de acordo com Pina, “é a presença em todos os estados brasileiros através das franquias”. O departamento comandado por Wilian tem como função prover os mecanismos que o franqueado precisa para comercializar os rastreadores. A Unepxmil oferece ainda aos franqueados diversas ferramentas como loja virtual, contas de email, testes de todos os produtos, além de software administrativo e financeiro.

Formado em Engenharia de sistemas, Wilian Pina iniciou sua carreira como educador do Senac, onde ocupou posteriormente o cargo de gerente de transportes na área de tecnologia da informação, onde trabalhava com gerenciamento e monitoramento. Em 2011 se tornou franqueado da Unepxmil e atualmente é sócio da matriz e diretor de TI.

Fonte: Divulgação

Compartilhe

Comente: Especialista explica como funciona o sistema de monitoramento e rastreamento de veículos