Conheça o sistema Android

Saiba mais sobre o "robozinho" que faz a cabeça da mais da metade dos celulares vendidos no mundo


O sistema operacional que mais ganha espaço nos últimos anos é o Android, gerando uma grande parte receita para o Google, através de anuncio publicitários nos apps gratuitos ou através da comissão dos apps pagos.

Mas como esse Sistema cresceu e está crescendo tanto? Vamos começar falando um pouco da historia deste sistema.
Adquirido em 2005 pela gigante de Mountain View para ser um sistema para dispositivos móveis baseado em Linux, com grande segurança e alta flexibilidade. Mas apenas em 2008 surgiu o primeiro aparelho celular comercial a rodar o Android, que foi o HTC Dream, rodando a versão 1.5 do sistema carinhosamente batizada de Cupcake. Chegou competindo diretamente com Symbian, Windows Mobile e o IOS da Apple que tinha sido anunciado no ano anterior.

Agora em 2012 o sistema demonstra forte no mercado e esta em sua 4ª versão, onde segundo o Zdnet (www.zdnet.com) o robozinho já possui 53% da parcela dos consumidores de smartphone, seguindo pelo sistema da maçã com 18% do mercado.

Um dos motivos do Android ser tão popular é a questão de vários modelos de diferentes marcas poderem produzir aparelhos com o “Robozinho”, pois ele é um sistema de código aberto, onde pode se encontrar modelos Top de linha como o Motorola Razr, que custa em torno de R$1800, ou até celulares “Xing-lings” com o sistema da Google.

O Android além de ser encontrado nos celulares, está presente em diversas marcas da tablets, abocanhando uma grande parte dos consumidores que cada vez mais, usam esses aparelhos para auxiliar em algumas atividades.

Mas qual é a vantagem desse tal de um aparelho com “Andróide” em cima do meu Nokia 1100 onde eu uso ele para ligações e ainda tenho o jogo da cobrinha?
Uma das vantagens de se possuir um “Esperto-Fone” com Android, é a variedade de aplicativos disponíveis onde muitos deles acabam ajudando e muito em seu dia a dia, como por exemplo, navegadores de paginas de internet, fazer anotações, gerenciador contábil, compartilhar de forma simples seus afazeres no facebook, ou até mesmo jogar um dos milhares de jogos enquanto espera em uma daquelas filas quilométricas do banco.

Além disso, o Android faz completa integração com a sua conta Google, onde você pode integrar agenda, contatos, arquivos do Google Docs., ler e-mails do gmail, fotos,
mensagens e tudo de forma fácil, simples e quase mágica.

Mas são tantos modelos, qual adquirir?
Hoje se encontra aparelhos no mercado com Android a partir de 300 reais, onde se executa grande parte dos recursos disponíveis para o sistema, desde joguinhos 2D ou 3D mais básicos e executar tarefas simples como editar textos do Word, acessar a internet e ver vídeos no youtube.

Mas se você tiver um poder aquisitivo melhor, a partir de 800 reais, que possuem hardware mais robusto, com melhor poder de processamento, e outros recursos, como GPS, câmeras melhores definições, telas anti-riscos com grandes resoluções, até caso de aparelhos resistentes a agua como o Motorola Defy.


Por Eliton Ferreira – Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Conheça o sistema Android