Como ser um perito forense digital

Encontre aqui todas as informações sobre o perito forense digital, qual o perfil desse profissional, como ingressar na área e muito mais.


O perito forense digital é um cargo em plena ascensão. Por isso, trouxemos aqui as principais informações para você que deseja ingressar na área.

A internet está, a cada dia que passa, mais presente em nossas vidas. Isso tem acelerado a troca de informações e facilitado muito o dia a dia das pessoas. 

Contudo, tanto acesso irrestrito às redes também aumenta a sua vulnerabilidade, deixando todos mais suscetíveis a serem vítimas de crimes digitais.

Além disso, outros tipos de crimes também fazem uso de meios digitais, de modo que se torna bem mais difícil reunir provas e encontrar culpados. Por isso, as profissões que envolvem a cibersegurança estão em alta e são cada vez mais demandadas.

Contudo, não é fácil trabalhar nessa área, pois os peritos digitais precisam de muito conhecimento técnico. Além disso, eles também devem estar dispostos a se atualizarem sempre através de cursos de especialização avançados, já que o progresso da tecnologia ocorre de forma muito veloz.

Um perito forense digital precisa conhecer sua área a fundo, e buscar sempre se atualizar sobre as novidades tecnológicas. Dessa forma, ele está sempre à frente, quando precisa descobrir indícios de crimes nos meios digitais.

Mas você sabe o que faz um perito forense digital? Quais os conhecimentos necessários e o perfil que esse profissional precisa ter? Se ainda não sabe, continue lendo este artigo, e descubra tudo sobre o perito forense digital e o mercado de trabalho para essa profissão.

O que é um perito forense digital?

O perito forense digital é o profissional responsável por solucionar crimes digitais e físicos que possam ter deixado seus indícios em meios digitais. 

Como a vida das pessoas está cada vez mais digitalizada, graças ao uso de equipamentos como smartphones e notebooks, quase todo caso a ser investigado precisa de análise pericial em equipamentos digitais tanto das vítimas, quanto dos suspeitos.

Os peritos forenses digitais buscam informações em meios digitais que possam ajudar a esclarecer os mais diversos crimes. 

Aliás, existem softwares que são capazes de recuperar dados excluídos com o objetivo de obter provas materiais, que possam levar às resoluções de crimes.

O perito forense digital também é o profissional responsável por resolver os crimes cometidos dentro do ambiente digital. 

Na prática, ele investiga sistemas operacionais, dados e dispositivos eletrônicos para encontrar indícios e provas, reconstituindo acontecimentos passados, que possam revelar os responsáveis pelo cometimento de crimes diversos.

O perito forense digital precisa ser um especialista na área de Tecnologia e Segurança da Informação. Pois usará várias técnicas dessa área, para construir sua linha de investigação.

Para isso, esse profissional busca:

  • Fragilidades e riscos em sistemas;

  • Faz análises em ambientes digitais;

  • Encontra invasões e fraudes digitais;

  • Reconstrói as trajetórias dessas fraudes;

  • Faz a coleta de evidências de crimes digitais sem comprometer as provas materiais;

  • E compartilha as informações que encontra, com autoridades que estejam no comando da investigação criminal.

Quais são os conhecimentos necessários para ser um perito forense

Para atuar como perito forense digital, é indispensável possuir e aprimorar uma série de conhecimentos técnicos na área de Segurança da Informação, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação, Redes, dentre outras.

Aliado a esses dados técnicos, é preciso ter conhecimentos da área do Direito Criminal, como sua legislação. 

Pois o trabalho envolve o contato direto com o sistema judiciário. Além disso, no dia a dia, terá que lidar sempre com advogados e outros profissionais do Direito também.

O Brasil já é considerado o terceiro país no ranking dos mais vulneráveis aos crimes digitais, de modo que o mercado para esse profissional no país está em crescente expansão. 

Com isso, as legislações sobre segurança de dados aumentaram na medida em que os golpes digitais, vazamentos de informações e outros cibercrimes tomaram conta do país.

Sendo assim, o profissional perito forense digital precisa buscar sempre aprender mais, com o objetivo de estar à frente dos criminosos nos conhecimentos de tecnologias, tanto para conter crimes como para ajudar a resolvê-los. 

Contudo, para atuar como perito forense digital, é preciso possuir algumas certificações obrigatórias para a função, como as citadas a seguir:

  • CHFI - Certified Hacker Forensic Investigator;

  • CCFT - Certified Computer Forensic Technical;

  • ACE – AccessData Certified Examiner, certificação do fabricante AccessDat;

  • ACFEI - American College of Forensic Examiners Institute;

  • CEH - Certified Ethical Hacker.

Várias instituições oferecem os cursos que conferem essas certificações. E você pode encontrar algumas delas fazendo uma pesquisa nos buscadores da internet.

Qual é o perfil necessário?

O perito forense digital precisa ter, além dos conhecimentos, um perfil específico para a profissão. Para ter esse perfil, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas. 

Dentre as principais habilidades que compõem o perfil do perito forense, podemos citar:

  • Capacidade para o raciocínio lógico;

  • Organização e memória boa;

  • Honestidade;

  • Curiosidade e facilidade para aprender, inclusive de maneira autodidata;

  • Curiosidade para procurar por informações e esclarecer fatos;

  • Capacidade de trabalho com método;

  • Conhecimento em outras línguas, como inglês e espanhol, em suas modalidades de escrita, leitura, fala e compreensão;

  • Facilidade de comunicação e expressão;

  • Disponibilidade para absorver as novidades do mundo tecnológico.

Como é o mercado de trabalho para um perito forense?

Como é uma área em grande expansão no país, o mercado de trabalho para o perito forense digital é bem diverso, e oferece uma gama de possibilidades. 

Você pode, por exemplo, trabalhar por conta própria, prestar serviços ou ser contratado de alguma instituição.

Trabalhando como perito por conta própria, você pode ser contatado diretamente por uma das partes envolvidas na investigação, no caso em que um cliente tenha um processo na justiça, e te contratará para prestar serviços diretamente a ele.

Ademais, você também pode ser um perito forense digital judicial, nos casos em que um juiz de determinado caso irá designá-lo diretamente.

Além disso, também existe a carreira de perito forense digital no funcionalismo público, na qual o funcionário deve prestar concurso público.

Você também pode trabalhar para grandes empresas, ou como funcionário de empresas de consultoria. Assim como também pode abrir a sua própria empresa de consultoria, caso tenha condições financeiras e espírito empreendedor para isso.

Enfim, o que não falta são vagas no mercado de trabalho para um bom perito forense digital. 

Contudo, ainda faltam pessoas que reúnam todas as habilidades requisitadas para essa profissão. Principalmente no sentido de aliar os conhecimentos em Tecnologia da Informação e Direito.

Por isso, vale a pena investir na formação para essa carreira!

Compartilhe

Comente: Como ser um perito forense digital