Como economizar bateria do celular? Confira 7 dicas realmente eficazes!

Como economizar bateria do celular?


Como economizar bateria do celular? Um dos aspectos mais importantes de um smartphone hoje em dia é a duração da bateria. Jogos, aplicativos, mapas e redes sociais correm o risco de nos deixar no meio do dia com o telefone quase vazio em relação à bateria, muitas vezes devido às várias mensagens de ótimas ofertas da TIM.

Seja um smartphone Android ou iOS, o fato é que parece que cada vez mais as baterias duram menos. Existe alguma forma de contornar esse problema? Quais são as maneiras que podemos usar para economizar a bateria de nosso celular? O que devemos prestar atenção em relação a este assunto?

Estas serão algumas das perguntas que vamos responder no conteúdo de hoje, através de algumas de nossas dicas sobre como economizar bateria do celular. Portanto, se deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final do conteúdo e fique por dentro de todos os detalhes. Vamos lá, leia com a gente!

Como economizar bateria do celular?

Telas AMOLED

Se tivermos um smartphone com tela AMOLED, geralmente Androids da Samsung, podemos decidir usar alguns temas escuros, presentes por padrão, que consomem menos bateria do que os mais leves e brilhantes.

Em um determinado estágio do desenvolvimento dos Androids essa função foi ativada em todos os smartphones, mas agora nem todos os modelos a possuem. No entanto, sempre poderemos instalar um aplicativo de terceiros que execute as mesmas tarefas.

A nossa recomendação é para que você, usuário do sistema operacional Android, caso for comprar um celular novo, preze por esse detalhe. É algo pequeno, mas que em longo prazo pode poupar longos dias de bateria para uso posterior.

Como economizar bateria do celular? Use o brilho adaptável

Na maioria dos smartphones de última geração existe uma configuração, presente por padrão, que se chama brilho adaptável. Esta função funciona de uma maneira muito simples: graças a um sensor, detecta a luz presente na sala, ou a solar, se estivermos ao ar livre, e ajusta o brilho da tela de acordo.

No entanto, esse recurso tem uma falha: não ajuda na duração da bateria. O conselho é ativar o brilho manual e escolher, quando possível sem forçar os olhos, diminuir o brilho para economizar bateria.

Tempo limite da tela

Como economizar bateria do celular? Coloque um tempo limite de atividade da tela menor do que o programado. Usar um tempo limite de tela muito longo também reduzirá pela metade a duração da bateria em meia hora por dia. Muitas vezes, de fato, abrimos o telefone e o usamos por 20 a 30 segundos, para responder rapidamente a uma mensagem ou para verificar uma notificação ou apenas naquele momento.

No resto do tempo, no entanto, o smartphone permanece ligado desnecessariamente. O conselho, portanto, é definir um tempo muito curto para desligar a tela. Mas lembre-se de alterar a configuração se tiver que ler um documento longo, caso contrário, teremos que ligar a tela novamente todas às vezes usando impressões digitais ou PIN.

Vibração

Ter vibração tátil com base nos toques é uma função realmente necessária? A resposta é não. Desativar esse recurso aumentará significativamente a vida útil da bateria do nosso smartphone. Para fazer isso, vamos para “Configurações”, depois para “Sons e notificações”, então veremos uma voz que nos informa se devemos ou não ativar a vibração ao toque.

Esse pequeno tutorial funciona de forma correta para Androids, mas para sistemas operacionais iOS, ou seja, iPhone’s, o procedimento é basicamente igual, basta entrar nos “Ajustes” de seu smartphone da Apple.

Notificações

Desativar as notificações na tela de bloqueio pode ser uma ótima ideia em termos de segurança cibernética. Mas abrir a tela toda vez que necessário reduzirá significativamente a vida útil da bateria.

Se o que nos interessa é autonomia, e não privacidade, vamos definir notificações na tela de bloqueio. A maioria dos smartphone também já vem configurada por padrão. Durante a noite ou no trabalho, também ativar a função “Modo avião”, ou em outros smartphones como “Não perturbe”.

Dessa forma, não apenas não seremos acordados ou incomodados por notificações, mas também economizaremos muita bateria. Em vez disso, é sempre aconselhável desativar NFC, Bluetooth e serviços de conexão de dados quando não estiver em uso para que você possa economizar muito mais bateria.

Como economizar bateria do celular? Evite muitos widgets

Widgets são úteis, você sabe. Eles ajudam a encontrar nossos aplicativos favoritos facilmente. Mas, eles também têm um grande impacto na vida útil total da bateria do smartphone. A menos que sejamos amantes das barras de aplicativos, também podemos pensar em eliminá-las para economizar a bateria do smartphone, seja ele Android ou iOS.

Atualizações manuais

As atualizações automáticas são um recurso muito conveniente. Não teremos que verificar atualizações e configurá-las manualmente todas às vezes. Mas também é uma decisão que consome dados (se não ativamos o download apenas com Wi-Fi) e que reduz a vida útil da bateria.

Por isso, faça as atualizações manualmente, decida quando atualizar os vários aplicativos e evite fazer todo esse processo de uma única vez. A bateria vai nos agradecer. Até a próxima!

Compartilhe

Comente: Como economizar bateria do celular? Confira 7 dicas realmente eficazes!