Apple não é mais a queridinha dos jovens?

O IPhone é considerado ultrapassado pelas novas gerações


A Apple, queridinha de muitos há alguns anos, parece estar com seu reinado ameaçado. Pelo menos quando o assunto são os adolescentes.

Segundo um artigo publicada no site da revista norte-americana "Forbes", para os mais jovens, o smartphone de Steve Jobs "já era". O texto cita várias pesquisas e especialistas, dizendo que apesar de a Apple seguir em frente com novas versões do iPhone, os adolescentes não querem mais o aparelho, que lançado em 2007 é considerado ultrapassado pelas gerações mais novas – e, frente a isso, buscam alternativas, como a linha Galaxy, da Samsung (principal concorrente da maçã) ou então os tablets Surface, da Microsoft.

De acordo com a revista, os adolescentes gostam das inovações que essas duas últimas marcas trouxeram, sendo que a preferência da Apple seria mais para as gerações anteriores, como os próprios pais desses jovens.

Para o consultor de tecnologia Gilberto Sudré, algumas questões estão influenciando a mudança das preferências por parte dos jovens. "Por serem mais íntimos da tecnologia, não são tão dependentes de uma interface simples e que o fabricante tome decisões por eles na hora de configurar ou operar os seus gadgets. Coisa que os mais velhos preferem", diz.

Para ele, os jovens estão em busca do "diferente" e da inovação e não querem ficar "presos" a definições, exigências e limitações, muitas vezes sem sentido impostas pelo fabricante.

Diferenças
Sudré explica que existem algumas diferenças entre as marcas preferidas pelos jovens e a Apple. “Parece que a Apple perdeu o tempo do mercado e seus lançamentos têm sido ‘mais da mesma coisa’.

Com isso, a marca tem perdido o brilho de ser inovadora. Nos anos anteriores, o que acontecia era que a Apple lançava o seu iPhone em janeiro e os outros fabricantes passavam o ano tentando imitar seus recursos. Até que, no janeiro seguinte, a Apple se superava e lançava um smarphone muito superior aos dos seus concorrentes”, explica.
A Apple tem caído em diversas pesquisas de opinião que visam aos jovens, como a anual “Young Love”, feita pela agência Smarty Pants.

Segundo outra empresa, a Piper Jaffray, enquanto 67% dos adolescentes ricos ainda dizem que pretendem comprar a próxima atualização do iPhone, a Samsung vem logo em segundo lugar, com 22%. Apesar de ainda dominar o pensamento dos jovens, o mais importante é o fato de que, há um ano, era impensável que um adolescente preferiria qualquer telefone em vez de um iPhone.

Características de cada um
iPhone 5

O processador do iPhone 5 é o A6, um chip personalizado pela Apple. A companhia apenas informou que essa versão é duas vezes mais rápida que do modelo anterior. A Apple “esticou a tela do iPhone 5 que agora tem 4 polegadas. O smartphone iPhone 5 pesa 112 gramas. A câmera frontal do iPhone 5 grava vídeos em HD, e no iPhone 4S, a câmera era VGA. A câmera iSight tem resolução de 8 megapixels, permite tirar fotos panorâmicas e conta com uma abertura de lente capaz de tirar fotos com melhor nitidez no escuro

Galaxy S III
Já o Galaxy S III tem um processador quad-core de 1,4 GHz (cada núcleo tem velocidade de 1,4 GHz) e conta com um display de 4,8 polegadas. Ele pesa 133 gramas. A câmera tem resolução de 1,9 megapixel (e também grava vídeos de alta definição). A câmera traseira também tem resolução de 8 megapixels. Como diferencial, ela tem reconhecimento facial e a opção Best Shot, que capta dezenas de fotos seguidas e escolhe a melhor

Microsoft Surface Windows 8
O sistema operacional é o Windows 8 Pro. Ele tem 903 gramas e a espessura de 13,5 milímetros. A tela possui 10,6 polegadas (1920x1080) e multitouch capacitiva e ClearType Full HD. A capacidade de armazenamento é de 64GB e 128GB. A bateria possui 42 watts/hora. A conectividade é USB 3.0, micro SDXC e Mini DisplayPort. Ele ainda vem com os seguintes acessórios: Touch Cover, Type Cover e Vapor Mg Case & Stand e caneta com bloqueio da palma da mão

Fonte: A Gazeta

Compartilhe

Comente: Apple não é mais a queridinha dos jovens?