Apple lidera mercado global de celulares premium; Oppo entra no ranking

Brasil aparece em nono lugar na lista dos países que mais consumiram modelos do tipo flagship em 2018


A Apple continua na liderança entre as fabricantes de smartphones premium ao redor do mundo, de acordo com relatório da empresa de pesquisas Counterpoint com dados de 2018. No ano passado, porém, uma novidade chama a atenção: a chegada da concorrente chinesa Oppo.

O comércio de celulares mais caros cresceu 14% em vendas para o consumidor final, no último ano, em função do lançamento de novos aparelhos iPhone, além de outros flagships de companhias como Huawei e OnePlus, segundo o relatório. A Samsung segue como a maior concorrente da Apple, ocupando a segunda colocação em fatia de mercado.

Quando analisado o mercado latino-americano, o cenário muda bastante. Por aqui, a Samsung lidera o segmento de smartphone premium, seguido pela Apple, Huawei, Motorola e LG.

Oppo e OnePlus não são vendidos no Brasil. A Huawei ficou afastada oficialmente do país durante quatro anos, com retorno previsto para o segundo trimestre. A fabricante deve anunciar o início das vendas e o Huawei P30 em um evento marcado para a próxima terça-feira (30) em São Paulo.

Mesmo com a recessão econômica, o Brasil foi o nono país que mais contribuiu para o crescimento das vendas de smartphones premium em 2018, com um aumento de 13%. O Japão ficou logo atrás, com 10%.

A Counterpoint considera como smartphones premium os dispositivos que possuem recursos como câmera tripla, grande quantidade de memória, uso considerável de ferramentas de inteligência artificial e telas com altas resoluções e que ocupam toda a parte frontal. Neste caso, destacam-se produtos como o Huawei P20 Pro, a linha R17 da Oppo, o OnePlus 6T e o iPhone XS Max.

Compartilhe

Comente: Apple lidera mercado global de celulares premium; Oppo entra no ranking