Aplicativos de monitoramento do agro serão apresentados na Campus Party

Painel faz parte da programação voltada para o agronegócio e reúne Seapa, Emater, Agrodefesa e PM-GO


De 4 a 8 de setembro, Goiânia será palco de um dos principais eventos tecnológicos do mundo: a Campus Party. A expectativa é que quatro mil “campuseiros”, como são conhecidos os participantes, e 40 mil pessoas visitem o evento, no Shopping Passeio das Águas, em busca de uma jornada multidisciplinar e imersão digital. Por causa da representatividade na economia estadual e nacional, o agronegócio será um dos temas da Campus Party na capital goiana. Destaque para o painel “Tecnologia e Sistemas Relacionados ao Agronegócio Goiano”, que será realizado no dia 7 de setembro, às 13h30, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a participação de representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) eCentro de Comando e Controle do Batalhão de Polícia Militar Rural da PM-GO.
 
A Seapa pretende demonstrar como o agronegócio goiano se beneficia com o uso de tecnologia e inovação. “O painel deve tratar sobre tecnologias e sistemas relacionados ao agronegócio goiano, desenvolvidas pela Seapa, Agrodefesa, Emater e Patrulha Rural Georreferenciada”, explica o gerente de tecnologia da Secretaria, Victor Ribeiro. Ele vai coordenar o painel composto pelo gerente de tecnologia da Emater, Elton Minelli, com o aplicativo Emater Mobi (ferramenta de comunicação entre o produtor e o técnico); o gerente de tecnologia da Agrodefesa, Carlos Henrique Howes, com o SIDAGO (consulta de saldo de rebanho, declaração de vacinação e emissão de documentos Zoofitosanitários, cadastro de responsáveis técnicos e áreas de produção agrícola); e o coordenador de Centro de Comando e Controle do Batalhão de Polícia Militar Rural da PM-GO, 3° SGT PM Richard Marques dos Santos, com o Sistema de Patrulha Rural (utilizada no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, dando maior agilidade na resposta ao atendimento das ocorrências graças ao cadastramento de propriedades e bens).
 
O painel faz parte do Palco de Conteúdo de Goiás na Campus Party, que será apresentado no Open Campus, aberto ao público gratuitamente. O Espaço Open oferecerá Startups & Makers, Campus Future, drones, Espaço Maker, Simuladores, Arena Games e Campus Jobs.
 
Referência e inovação
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o campo é considerado espaço de grandes inovações tecnológicas e tem seu cotidiano permeado por softwares, tablets, smartphones e outros equipamentos modernos, que exigem investimentos e mão de obra qualificada. “Responsável por abastecer as mesas de toda a população, o agro contribui para garantir desenvolvimento, sustentabilidade e produtividade para atender às demandas mundiais. Ao inserir o tema agro em sua programação, a Campus Party contempla um dos principais setores econômicos do nosso estado”, afirma.
 
O secretário entende que esta é uma oportunidade para refletir sobre as demandas do segmento agro e propor melhorias práticas. “Goiás é um estado agropecuário, com 80% das exportações provenientes desse setor. Mais de 35% dos municípios goianos têm sua renda baseada no segmento, com número de propriedades rurais superior a 150 mil. Já temos um amplo mix de produtos e a ampliação tecnológica pode proporcionar um aumento de produtividade significativo em todas as culturas e na pecuária. Por isso é importante que o agro tenha participação efetiva em um evento de tecnologia desse porte”, enfatiza.
 
Antônio Carlos ressalta que a Seapa, recriada neste ano, está de cara nova e concentra em sua estrutura organizacional projetos, inovações e inteligência de mercado para subsidiar políticas públicas cada dia mais assertivas, participando de um movimento tecnológico voltado à desburocratização, eficiência e eficácia das cadeias produtivas e do desenvolvimento regional econômico e social. “Assim, não podemos desvincular nosso setor, que passa por constante desenvolvimento, da expansão tecnológica global”, complementa.
 
Para o superintendente de Produção Rural e Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, eventos como o Campus Party colocam Goiás no mapa tecnológico do mundo. “Estamos vivendo um momento histórico de aporte tecnológico e é importante que Goiás participe desse movimento. Na programação, teremos hackathons, meetups e painéis destinados a propor soluções específicas para o agronegócio, que devem ser desenvolvidas e aplicadas para colaborar com a produção regional”, informa.
 
Sobre a Campus Party
A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos.

Compartilhe

Comente:  Aplicativos de monitoramento do agro serão apresentados na Campus Party