Aos olhos da CIA

A agência de inteligência americana admite que monitora várias redes sociais e chats por todo o mundo


Segundo o porta voz da CIA, as maiores redes sociais do mundo estão sendo monitoradas e os chats também não ficam para trás, tudo isso buscando rastros de ameaças para os Estados Unidos e até comentários em relação a sua nação. A CIA contratou milhares de analistas apenas para ficar averiguando as ameaças encontradas seja em e-mails, fotos ou rápidas mensagens, interceptando todas as que não são do “agrado” deles.

Ainda segundo o porta voz, a instalação de todo esse “exército” está sitiada em local secreto, mas, fica em um galpão industrial, onde deste local, toda a equipe monitora mais de 5 milhões de tweets por dia, além de posts no Facebook, Rádio, TV e principalmente salas de bate papo no mundo todo, o grupo que está focado neste trabalho foi apelidado de bibliotecários vingativos.

O método de análise utilizado é um pouco psicótico mas para eles pode ser funcional, eles pegam de qualquer idioma, seja do árabe ao português, vão desde um tweet muito louco até um blog super reflexivo, onde colhendo essas informações eles cruzam as mesmas com notícias nas rádios e tv’s locais chegando até utilizar conversas telefônicas que são interceptadas clandestinamente, e apenas depois de fazer isso desenham um padrão de cenário sobre os Estados Unidos em relação ao pais com mensagens interceptadas.

A metodologia de trabalho está dando tão certo que a equipe conseguiu prever a chamada “Primavera Árabe” no Egito. “Vimos que as redes sociais em lugares como o Egito poderiam tornar-se uma ameaça ao regime”, disse Doug Naqim, diretor do chamado Centro Open Source da CIA.

Depois da morte de Bin Laden o Paquistão em Maio, a CIA começou a seguir o Twitter para dar à Casa Branca um instantâneo da opinião pública mundial. Segundo o texto o presidente Barack Obama recebe relatórios do grupo quase que diariamente, com a crise financeira global, todos os analistas tendem a intensificar mais as buscas por índices que podem vir a fazer a diferença quando o assunto é proteger os Estados Unidos, então tomem cuidado com os seus passos pois é claro que você não irá querer ser confundido com um terrorista.

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Aos olhos da CIA