Agricultores de Rio Verde conhecem nova tecnologia para conmtrole de pragas

Recurso biotecnológico proporcionará aumento na produtividade; evento de apresentação do POWERCORE será dia 30 de novembro no CTG Querência de Rio Verde


A Morgan Sementes e Biotecnologia, marca comercial da Dow AgroSciences, apresenta para os agricultores da região de Rio Verde (GO) a tecnologia POWERCORE™, primeiro evento em milho com cinco genes estaqueados aprovado no País contra as principais pragas e plantas daninhas desta cultura. Nesta sexta-feira, (30/11), 20h30, a Morgan irá reunir no CTG Querência de Rio Verde alguns dos principais produtores da região.

São esperados cerca de 150 produtores de milho para o evento que receberá também uma palestra com o especialista em proteção de culturas da Dow AgroSciences Jaédino Rosseto. Serão apresentadas pesquisas e estatísticas sobre a eficiência e o manejo da nova tecnologia.

Resultado de aproximadamente oito anos de desenvolvimento, a nova tecnologia proporciona aumento na produtividade das lavouras de milho cujo percentual depende do nível tecnológico da lavoura e das condições climáticas. “Um dos diferenciais do POWERCORE™ são as três proteínas BT distintas inseridas, que reduzem drasticamente a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência”, afirma a gerente de marketing da Morgan, Diogênes Panchoni. Engenheira agrônoma, ela destaca que, ao proporcionar tolerância a dois diferentes herbicidas, o novo produto também flexibiliza o manejo, permitindo ao produtor otimizar maquinário e mão de obra na pulverização.
POWERCORE™ possui múltiplos modos de ação que aliam o controle de algumas das principais pragas do milho – como a Lagarta-do-cartucho (Spodopterafrugiperda), Broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpazea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotisipsilon) – à tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato.

A nova tecnologia que será apresentada em Rio Verde é o primeiro evento com cinco genes estaqueados para a cultura de milho aprovado no Brasil pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e ratificado pelo Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS).

A partir do mês de novembro, o novo “trait ou evento biotecnológico” está incorporado ao portfólio de híbridos da Morgan e disponível aos agricultores de todo o Brasil.

Área de refúgio
O refúgio, plantio de milho convencional em uma lavoura de milho Bt, é essencial e recomendável para que, junto com outras ferramentas, não haja desenvolvimento de resistência por parte das pragas-alvo. Por contar com três genes estaqueados para controle de pragas, a área de refúgio recomendada para lavouras com POWERCORE™ passa a ser de 5% ao invés dos 10% de outras tecnologias.

O resultado é o aumento de produtividade nas lavouras que ajudará a fazer do Brasil o celeiro na produção de alimentos para o mundo. Esta condição vai ao encontro das necessidades mundiais, uma vez que de acordo com pesquisa recente da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, até 2050 será preciso produzir 70% a mais de alimentos para alimentar a crescente população mundial.

Sobre a Morgan – Lançada em maio de 2012, a Morgan Sementes e Biotecnologia é uma marca comercial da Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia. Com sede em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, importante polo agrícola brasileiro, oferece soluções genéticas e biológicas inovadoras para o mercado de sementes híbridas de milho para lavouras de alto e médio investimento.

Evento: Lançamento POWERCORE™
Local: CTG Querência de Rio Verde - Rua Rio Grande do Sul S/N - Pq dos Buritis
Data: 30/11/2012
Horário: 20h30
Palestra: Jaédino Rosseto - Crop Protection Specialist - Dow AgroSciences

Compartilhe

Comente: Agricultores de Rio Verde conhecem nova tecnologia para conmtrole de pragas