A guerra pela internet

Ativistas e grupos de mídia travam batalha contra pirataria na rede


Depois de muita tensão no mundo digital, por causa da lei S.O.P.A (Stop Online Piracy Act), várias pessoas, empresas de entretenimento e ativistas, literalmente fizeram um dos maiores protestos já realizados no mundo.

Na Quinta-Feira (19) o mundo assistiu a batalha entra Davi e Golias (Grupo Ativista Anonymous contra Governo dos E.U.A). Os ânimos já estavam tensos, até que o FBI (Federal Bureal of Investigation) seguindo instruções retiraram o site do Megaupload (o maior site de download de conteúdo da internet) do ar, causando a revolta de bilhões de internautas no mundo todo, feito isso, começou as manifestações, em resposta o grupo Anonymous começou sua ação retirando do ar cinco páginas de internet (as principais em entretenimento e também do governo americano).

Resultado de toda a fúria dos internautas representadas pelo grupo hacker, foram tirados do ar os seguinte sites RIAA (RecordindustryAssociationsofAmerica), MPAA (Motion Picture AssociationsofAmerica), US Copyright Office, Warner Music Group  e o tão consagrado e responsável pelo fechamento do Megaupload FBI.

Manifestações a nível mundial foram programadas, tudo isso em retaliação a lei S.O.P.A, os internautas tem até um dilema “Se vocês querem parar a pirataria, então vamos parar seus lucros”, neste caso existe determinados dias e meses marcados no ano, em que todos os que são contra a lei do governo americano não iram compactuar com nenhum tipo de compra, donwload legal ou ilegal, para que haja um quebra financeiro realmente significativo para os bolsos deles.

Recordando, na semana passada vários sites de entretenimento se rebelaram contra os E.U.A, como por exemplo o Wikipedia, que durante um dia não funcionou em protesto, e também estava previsto o site do Google, Facebook, Youtube, Twitter e Orkut, isso sem contar o site de compras online E-Bay.

Sentindo-se extremamente pressionados com a repercussão dos fatos a nível global e com medo de retaliações, grandes empresas tiraram o seu nome da lista de apoiadores da lei, foi o que ocorreu com a Sony e a Nitendo.

O principal apoiador da lei, Lamar Smith entregou os pontos sexta-feira, o motivo, medo e entendimento de um projeto tosco e sem nexo, segundo ele, precisou desistir do projeto “pois é preciso haver um amplo acordo sobre uma solução” alegando através de números todos os prejuízos que a indústria de entretenimento americana sofre com a pirataria.

O principal problema do governo americano é de tentar controlar a internet, algo que desde a sua criação já não tem controle algum, na ânsia de manipular todos os nossos acessos acabou dando um tiro no próprio pé, deixando bilhões de pessoas furiosas.

Segundo o grupo Anonymous em nota pelo twitter “todos nós vencemos uma batalha, mas, não a guerra fique de olhos abertos, pois muita coisa poderá acontecer”.

Não importa o dia, mês ou ano, o que apenas importa é que estamos novamente à beira da terceira guerra mundial, a guerra tecnológica, uma guerra que com certeza irá literalmente afetar a todos do planeta Terra, só nos resta aguardar e ficar de olhos e ouvidos atentos às notícias sobre o caso.

Escrito por: Galeno José

Compartilhe

Comente: A guerra pela internet