Tudo que você precisa aprender sobre primeiros socorros

Todas as pessoas deveriam ter conhecimento sobre esse assunto e se especializar em primeiros socorros, principalmente para mães de recém nascido e de crianças mais velhas, professores e empresas de alto risco justamente para evitar que situações ruins aconteçam.


Todas as pessoas deveriam ter conhecimento sobre esse assunto e se especializar em primeiros socorros, principalmente para mães de recém nascido e de crianças mais velhas, professores e empresas de alto risco justamente para evitar que situações ruins aconteçam.

A seguir descubra tudo que você precisa saber sobre primeiros socorros, qual o seu significado, quais os principais procedimentos, qual a sua importância, tudo que se deve evitar.

Lembrando que a única forma válida de capacitação é através de um curso de primeiros socorros válido.

O que significa primeiros socorros?

Primeiros socorros são o uso de técnicas precisas para prestar apoio a uma ou mais pessoas que precisam de atendimento imediato de emergência para controlar e até  evitar que a mesma vá a óbito.

Porém as técnicas têm que ser bem executadas para não piorar ainda mais a situação da vítima, por isso é fundamental aprender sobre primeiros socorros, justamente porque nunca se sabe quem um dia precisará ser socorrido.

E somente com esse conhecimento é possível identificar as causas, o tempo em que a vítima está naquela condição, quais os procedimentos que devem ser realizados, e ao mesmo tempo mantê-la calma e o mais confortável possível, enquanto aguarda por profissionais especialistas.

Fatos legais e direitos ao prestar socorro

O Código Penal afirma segundo o art. 135, sobre as consequências da omissão de prestar socorro, onde afirma que “Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-la sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública”.

Conforme o que foi descrito logo acima, poderá ser gerada a pena ou detenção de um a seis meses e até mesmo multa. Sendo assim, sempre que houver uma vítima e pessoas à sua volta é obrigatório alguém prestar socorro ou estará sujeito a essa penalidade.

Durante o auxílio e aplicação dos procedimentos é direito da vítima: 

  • não ouvir discussões

  • Não receber auxílio agressivos

  • Receber calma e tranquilidade

  • Recusar ou aceitar o atendimento, ou seja caso a situação não seja grave a mesma poderá aceitar o auxílio somente de profissionais.

Quais são os principais procedimentos

Os procedimentos para primeiros socorros existem há milhares de anos, porém as técnicas que conhecemos hoje foram projetadas pelo suíço Jean Henri Dunant, em 1859, onde todos os procedimentos e técnicas foram projetadas pelo francês Napoleão III.

Um dos primeiros procedimentos é identificar a situação e saber dizer se é clínica (condições fisiológicas (mal estar, desmaios, ataques cardíacos, intoxicação, entre outros) ou um trauma (colisões automobilísticas, troca de energia, queimaduras, quedas, entre outros).

Em seguida é fundamental usar os procedimentos e técnicas adequadas para cada situação (massagem cardíaca, desengasgo ou estancamento), porém para qualquer ação é fundamental agir somente quando houver a necessidade.

Feito isso é fundamental reduzir os riscos maiores que a vítima corre, como possíveis complicações e até mesmo lesões, o que fará necessário a imobilização da vítima e / ou o transporte, para afastá-lo do local de perigo.

Qual a importância de aprender sobre primeiros socorros

Umas das coisas mais importantes de obter conhecimento teórico e prático sobre primeiros socorros é literalmente ter a possibilidade de salvar vidas e pode até ser de pessoas próximas, pois não há sensação melhor do que ajudar alguém.

Outra questão sobre os primeiros socorros é de poder estar preparado para qualquer situação e ser capaz de agir antes que o pior aconteça, pois isso que pessoas bem preparadas para atendimento de emergência, não demandam tempo para pensar, elas simplesmente agem com base em seus conhecimentos e experiências.

Muitas pessoas pensam que primeiros socorros é coisa de bombeiro, hospitais e de outras unidades de emergência, mas esse deveria ser o conhecimento de todos. Pesquisa mostra que mais das 15 mortes de crianças por engasgo 10 poderiam ser evitadas.

Onde aprender sobre o assunto

Aprender sobre primeiros socorros e suas diversas técnicas é mais simples do que imagina, basta dedicar tempo para dominar cada um delas, e esse conhecimento pode ser adquirido no conforto de sua casa.

Cursos na internet: 

Essa alternativa é para quem tem um tempo muito corrido e não consegue ficar se deslocando, a internet disponibiliza diversos cursos sobre primeiros socorros tanto gratuitos como pagos.

Cursos no corpo de bombeiro

As escolas de bombeiros disponibilizam o curso de primeiros socorros tanto para os novos colaboradores, quanto para as pessoas que tiverem interesse, basta buscar uma unidade mais próxima de sua região.

Cursos em universidades

Universidades específicas para a área de saúde geralmente disponibilizam um curso básico de primeiros socorros, basta estar atento às informações e divulgações realizadas pela mesma.

Cursos em empresas

Grande parte das empresas disponibiliza um conteúdo básico ou até avançado de primeiros socorros aos seus colaboradores justamente porque as que oferecem alguns riscos têm como obrigação conscientizar os funcionários além de fornecer equipamentos e materiais de prevenção.

O que se deve evitar durante um atendimento de primeiros socorros

Uma das atitudes mais arriscadas de primeiros socorros é tentar fazer uso de alguma mistura caseira, ou usar equipamentos inadequados para fazer as manobras e procedimentos, do contrário isso poderá prejudicar ainda mais a vítima. A seguir saiba o que deve ser evitado nessas situações:

Afogamento

Evite pular na água para salvar quem está se afogando, principalmente se você tem fobia ou não sabe nadar, por isso use cordas e um objeto que boie e jogue sobre a vítima para resgatá-la.

Queimaduras com fogo ou choque

Evite jogar água em quem estiver se queimando, isso poderá causar choque térmico e alguns casos parada cardíaca, e  antes mesmo levar a vítima a óbito, por isso para apagar o fogo cubra com uma cobertor úmido delicadamente, para não feri-la ainda mais.

Considerações finais

Com base nas informações acima é realmente de suma importância que cada pessoa se responsabilize em aprender sobre os primeiros socorros e como ele deve ser feito em cada situação.

Cursos online com certificado são uma excelente maneira de se atualizar e manter um diferencial no seu currículo.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto, e compartilhe conosco suas experiências e conhecimento. Espero muito que tenham gostado, um grande abraço e até a próxima.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe

Comente: Tudo que você precisa aprender sobre primeiros socorros