Implantes dentários: o que você precisa saber antes de fazer

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.


Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.

Essa prática, iniciada na Suécia, por Per-Ingvar Branemark, cirurgião ortopédico e professor pesquisador, chegou ao Brasil no final dos anos 80. 

Não por menos, os benefícios de um sorriso completo tornares sem a busca de boa parte da população. Dessa forma, nesse post, iremos explicar tudo o que você precisa saber antes e depois do procedimento.

O que é o implante dentário?

Dentro da área de odontologia, o implante dentário é classificado como Implantodontia. Basicamente, o tratamento consiste no uso de estruturas de metal, geralmente de titânio, posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias.

Esse tipo de procedimento é destinado para pacientes que desejam substituir dentes perdidos e reconquistar a autoestima através de um novo sorriso. 

 

Como funcionam os implantes dentários? 

A principal necessidade do implante dentário é ser estável para os dentes artificiais. Por isso, a estrutura é montada de acordo com cada necessidade do paciente, visando ser mais segura e confortável na medida do possível. Com isso, próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.

 

Quanto tempo depois do implante posso mastigar? 

O implante dentário requer um processo de cicatrização, onde o pino deve permanecer parado. A recomendação é a de evitar alimentos de difícil mastigação por pelo menos 10 dias. Onde, nesse período, o paciente deve evitar o acúmulo de resíduos na região, a fim de evitar a proliferação de bactérias. Caso o implante tenha sido feito apenas um lado, o certo é usar a mastigação do lado contrário. 

Sobre alimentos, nada de duros e crocantes na recuperação, opte por sopas a cremes. 

 

Quais os cuidados pré-operatório para implante dentário? 

Há diversas recomendações que o paciente deverá seguir, principalmente sob as orientações de um cirurgião dentista. Por isso, listamos abaixo as principais. 

 

Anamnese 

oriundo da palavra grega “anamnésis” e pode ser definido como uma espécie de lembrança ou recordação de algo. Em sua definição clínica, é uma espécie de entrevista entre o profissional da saúde e o paciente, a fim de entender melhor as condições do paciente, possíveis complicações ou comodidades, por exemplo. 

Muito importante os detalhes, que determinarão a sequência dos próximos passos, como a necessidade exames. Dentro da anamnese, o profissional responsável poderá conduzir o processo de duas formas: Técnica do interrogatório cruzado, onde perguntas precisas são realizadas, e a de escuta, onde o paciente fica mais a vontade para expor suas angústias e sintomas.

 

Exame clínico

Algo importante ainda não citado, o uso do implante dentário requer uma saúde bucal em dia, ou seja, livre de caries ou doenças periodontais. Para evitar esse tipo de problema, exames clínicos, após a anamnese, será solicitado. Onde, na constatação de certas condições, um tratamento será realizado de imediato. 

 

Radiografia e tomografia 

Um implante dentário pode ficar bom para você e muito desconfortável para outra pessoa. Isso corre, pois a formação é diferente para cada indivíduo. Como já citado, a estrutura precisa ser adequada e agradável ao uso do paciente. Mas como evitar e determinar qual tipo será o ideal? Radiografia e tomografia.

 

Uso de medicamentos

Sim, o implante é uma cirurgia, por isso, é necessário o uso de antibióticos e anti-inflamatórios para evitar infecções ou outros problemas.


 

Quais os cuidados depois do implante dentário? 

Agora, o implante foi realizado, o que fazer para potencializar o resultado? Abaixo, confira algumas dicas e recomendações. 

 

Mais medicamentos

Sim, uma das manifestações indesejáveis da aplicação são leves inchações e dores na região. Por isso, o cirurgião-dentista irá prescrever o uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, para tratar esses sintomas. Lembrando, que essas condições são normais para esse tipo de procedimentos. Use apenas fármacos prescritos por seu médico ou profissional da saúde. O uso descontrolado de medicações pode afetar a sua saúde e resultados do pós-operatório.  

Uso de compressas geladas também dará um resultado importante na diminuição dessas manifestações. O paciente pode utilizar uma bolsa de gel gelada (vendida em farmácias) ou um pano úmido com água fria.

 

Higiene Bucal

Essa é a mais clara e óbvia da lista. Não adianta dente novos, se não houver uma higiene adequada. Opte por escovas de cabeça pequena, compacta e ultra-macia que promova limpeza de forma suave nas regiões recém-operadas. Escovas interdentais são uma ótima pedida. O uso do fio dental também deve ser feito diariamente e, se necessário, você pode utilizar uma passa fio.

 

Alimentação

Aqui, o recomendado são alimentos líquidos, frios e pastosos. Nada de comidas onde haja dificuldade na mastigação. Evite prejudicar a região implantada. Além disso, bebidas alcoólicas e refrigerantes estão fora do cardápio. A diminuição do açúcar é extretament eficaz, já que evita que os implantes sofram danos.

 

Maus hábitos

Sabe aquela mania de abrir garrafas com o dente, roer as unhas ou morder tampinhas de caneta? Melhor parar com isso. Os implantados devem evitar esses hábitos, pois além de levar contaminação para sua boca pode acabar quebrando as próteses.

 

Vá ao dentista regularmente

Para finalizar, não pode faltar a principal dica. Vá regularmente ao seu dentista! As consultas são fundamentais para que o especialista verifique as condições do implante, cicatrização e faça uma avaliação bucal completa.

Compartilhe

Comente: Implantes dentários: o que você precisa saber antes de fazer