Dor de dente na gravidez, o que fazer?

A dor de dente acontece algumas vezes na gravidez e pode surgir de forma inesperada e ter um longo tempo de duração, como, por exemplo, durar dias, mas também pode ser algo mais rápido e permanecer por algumas horas.


A dor de dente acontece algumas vezes na gravidez e pode surgir de forma inesperada e ter um longo tempo de duração, como, por exemplo, durar dias, mas também pode ser algo mais rápido e permanecer por algumas horas.

Essa dor pode afetar o maxilar, mandíbulas, seios nasais e até mesmo toda a cabeça. A  dor de dente nunca é algo bom, ainda mais em uma gravidez, a boa notícia, é que o tratamento dentário durante o período de gestação não traz danos ao feto, mas deixar de tratar algum problema dentário, pode trazer riscos ao feto.

É importante que assim que iniciar alguma dor, a gestante vá ao dentista para poder identificar o problema e iniciar algum tipo de tratamento, para evitar problemas maiores ao decorrer da gestação.

Principais causas da dor de dente

Existem diversas causas para dores de dente, algumas causas podem ser simples de evitar ou mudar hábitos, e outras podem ser crônicas e precisam de um acompanhamento de um profissional para melhor instruir. Aqui estão algumas das causas mais recorrentes relatadas em consultórios odontológicos.

  • Falta de escovação nos dentes

O mau hábito de não escovar os dentes, pode acarretar alguns problemas em toda arcada dentária, como apodrecimento e como consequência, queda dos dentes, cáries, gengivites e até tártaros.

  • Gengivite

Gengivite é a inflamação nas gengivas, que levam a sangramento durante a escovação ou até na hora de mastigar algum alimento mais rígido. É evitado com a escovação frequente e de maneira certa.

  • Cárie

Uma lesão com aparência como se fosse um buraco preto nos dentes, e pode afetar um ou toda a arcada dentária em simultâneo, dependendo da  profundidade da cárie, pode causar grande dor.

  • Tártaro

O tártaro é o estágio mais atacante da gengivite, inicialmente não causa dor, mas pode acarretar  dores na medida que vai ficando em um estágio mais crítico, e então, acontece o apodrecimento das raízes, levando a obrigação da retirada dos dentes, é tratável com uma boa escovação e uso contínuo do fio dental.

 

Tratamento dentário em grávidas

O tratamento odontológico durante a gestação, deve ser efetuado pelo dentista com todas as medidas de segurança, para que não ocorra riscos de danos à gestante e ao feto, por conta de alguns medicamentos ou procedimentos.

 

Se caso for preciso algum procedimento cirúrgico ou tratamento a longo prazo, isso quem decidirá será a gestante. Quando o tratamento pelo dentista é feito conforme a sua orientação, não há nenhum risco para a gestante ou para o bebê.

Remédios naturais para dor de dente

Existem algumas categorias de remédios naturais para aliviar a dor de dente, e alguns deles podem ser consumidos tranquilamente por gestantes. Aqui está algumas indicações que podem aliviar dores nos dentes, por diversas causas.

  • Bochechos com Eucalipto

Bochechos com  chá de eucalipto diminui a dor de dente rapidamente, pois  possui um efeito refrescante que ameniza os sintomas da dor.

  • Bochechos com Erva-cidreira

Fazer bochechos com o chá de erva-cidreira é uma ótima opção, porque possui propriedades calmantes que auxiliam no alívio das dores.

  • Chá de Hortelã

O chá de Hortelã tem propriedades calmantes e refrescantes que auxiliarão no alívio das  dores na arcada dentária. É preciso ter um diagnóstico da causa da dor, para isso, é preciso procurar um Dentista para solucioná-la.

 

  • Enxaguar com água salgada

O sal tem uma propriedade que  ajuda a aliviar a dor, o bochecho com água e sal, é seguro para a gestante.

Dicas para ter uma boa saúde bucal na gravidez

Cuidar bem da higiene dental e da escovação é fundamental para todos, inclusive para as gestantes. Sendo assim, para prevenir a dor de dente na gravidez e também outras complicações, como  infecções, dentes podres, problemas na gengiva e entre outros.

 

É importante que a gestante faça uma dieta cheia de vitaminas, sem muitos açúcares para não causar problemas nos dentes. Considerando que nos primeiros meses da gestação, pode acontecer enjoos, causando vômitos que deixam a boca ácida, prejudicando o esmalte da arcada dentária. Aqui estão algumas dicas para ter uma saúde bucal mais cuidada.

 

 

  • É preciso escovar bem os dentes regularmente, no mínimo de 3 a 4 vezes ao dia, utilizando sempre creme dental com flúor.

 

  • É fundamental que a gestante mantenha em sua rotina, o uso do fio dental, isso porque ele é um excelente aliado contra a gengivite e possivelmente até tártaros.

 

  • Bochechos com antissépticos bucais é importante, porém apenas os sem álcool ou neutros, ou terem sabores mais suaves. São importantes, reduzindo as bactérias bucais, e também proporcionando uma melhor proteção dos dentes e da gengiva.

Por que é fundamental ter um acompanhamento com o dentista durante a gestação? 

É um hábito que deve, de preferência, ser iniciado antes mesmo da gestação, pois tudo que acontece no corpo da gestante pode interferir na formação do feto. Os cuidados com a saúde bucal das gestantes, vai muito além de prevenção de dores, mas sim também de prevenção de futuras infecções mais graves que podem prejudicar a formação do bebê, pois, as futuras mães, estão mais predispostas a qualquer infecção ou inflamação que ocorra na boca.

 

Compartilhe

Comente: Dor de dente na gravidez, o que fazer?