Zé Henrique se une a instituições de ensino em campanha de preservação do Cerrado

A iniciativa também conta com o apoio dos professores das Escolas Rurais


Além de conscientizar diretores, professores e alunos sobre a importância desse sistema, a campanha visa reforçar o estoque do Banco de Sementes criado pela UniRV. O projeto conta ainda com a participação de professores e pesquisadores, todos empenhados na coleta de sementes de espécies nativas do Cerrado.

Convivendo desde pequeno com esse tipo de vegetação, o vereador Zé Henrique explica a importância da conscientização e preservação do Cerrado. “A preocupação é que as gerações futuras não conheçam o Cerrado da forma que conhecemos; uma vegetação tão rica e diversificada” afirma o vereador. Ele ainda diz: “É um bioma pouco conhecido e que esconde o que há de mais belo na fauna e flora brasileira”.

Também envolvida na campanha, Regina Celi Moreira Vilarinho, é professora e pesquisadora da Universidade de Rio Verde – UniRV, onde realiza pesquisas e é responsável por um viveiro de mudas, sendo peça fundamental na realização do projeto.

A iniciativa também conta com o apoio dos professores das Escolas Rurais, os quais, junto com os alunos, irão ajudar na coleta de sementes, trabalho esse intermediado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

O Cerrado, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, é o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa mais de 20% do território nacional, abrangendo estados do centro-oeste, sudeste, nordeste, norte e mesmo do sul do Brasil.

Para ajudar no projeto, basta plantar mudas de espécies nativas do Cerrado em casa, no quintal, na fazenda, etc; como a Barriguda, Jacarandá, Ipê, Sucupira, Cedro, Aroeira, entre outras. É possível também depositar sementes no viveiro municipal ou da UniRV, contribuindo para a coleta.

Ascom – Câmara RV

Compartilhe

Comente: Zé Henrique se une a instituições de ensino em campanha de preservação do Cerrado