Zé Eliton cada dia mais enfraquecido

Nem mesmo os seus aliados apostam em uma vitória do tucano


Desancado por aliados, com a base em chamas e patinando nas pesquisas: esse é o cenário que o governador José Eliton (PSDB) vislumbra em seu caminho para o pleito de outubro.

Ontem, 20, ele foi duramente criticado pelo presidente do PSD, Vilmar Rocha, que em entrevista ao jornal O Popularavaliou que o tucano não tem o perfil desejado pela população goiana para um governador.

Além disso, Vilmar, que foi secretário do Governo Marconi,chamou de “retórica” e de “maquiagem” o slogan de “Novo Tempo Novo” adotado por Eliton desde que assumiu o comando do Estado, em abril.

Na última semana, o deputado Talles Barreto (PSDB) admitiu o desgaste do “Tempo Novo” e, à rádio Sagres 730, condicionou a eleição de um nome da base à capacidade de mostrar que é possível fazer mais pelos goianos.

Com uma gestão curta e apagada, Eliton parece incapaz de mostrar esse serviço.

Sem confiança dos aliados, ele mostra pouca em nenhuma capacidade de criar musculatura e deslanchar. Tem um discurso sonolento, abusa das palavras difíceis, do jargão jurídico e é tão carismático quanto o pré-candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB), conhecido pela alcunha de "picolé de chuchu".

Tudo isso se reflete e, ao mesmo tempo, alimenta sua situação capenga nas pesquisas eleitorais. De acordo com levantamento Grupo/Diário da Manhã, divulgado na semana passada, ele é apenas o terceiro colocado na preferência dos goianos. O senador Ronaldo Caiado (Democratas) lidera com folga.

Resultado pífio para quem está em campanha desde o último ano, percorrendo Goiás e injetando dinheiro em prefeituras, por meio do Goiás na Frente.

A própria base aliada enfrenta suas rusgas. O ex-senador Demóstenes Torres (PTB) joga pesado para conquistar a segunda vaga ao Senado Federal, o que deixaria Lúcia Vânia (PSB) fora da disputa. Já se fala até em convenções para a escolha do candidato.

Entre mortos e feridos, Eliton deve perder aliados e ver sua base minguar.

Fragilizado, deve chegar a outubro com poucas chances reais de vencer a disputa.

Goiás Real

Compartilhe

Comente: Zé Eliton cada dia mais enfraquecido