Vereadores José Henrique e Maxwell contra a pedofilia

Dupla continua trabalho de conscientização


Um mal que assola uma família e tira de vítimas a sua paz. Isso é o que acontece com crianças que sofrem abuso sexual. Mas para barrar o grande número desse crime em Rio Verde, envolvendo até mesmo pessoas “acima de qualquer suspeita”, os vereadores Maxwell do Hospital (PTdoB) e José Henrique (PMDB), realizam há anos diversas frentes de trabalho para conscientização da população, tentando  combater esta prática, cujas vítimas são crianças e adolescentes. Exemplo de um desses trabalhos foi a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 31 de agosto, com a participação de autoridades locais e da população rio-verdense que discutiram soluções para a questão.

Neste crime as dificuldades estão diretamente associadas  ao  fato  de  que  as notificações do problema respondem apenas aos casos denunciados legalmente. Não se precisa, por exemplo, aqueles considerados menos graves (não violência sexual) que, em geral, são inadequadamente (pseudo) resolvidos em família.

Segundo o vereador José Henrique, “o pedófilo pode não tocar fisicamente a criança pela internet, mas a ataca moralmente, causando prejuízo semelhante ao sofrido por uma pessoa molestada. E, nesse terreno minado de preconceitos e distorcidas visões de mundo, debruçamo-nos na tentativa de sistematizar o tema e aplicar a repressão adequada e efetiva para impedir as agressões ao corpo e à alma de quem mal começou a viver.” Tais agressões quase sempre resultam em profundas sequelas em personalidades ainda não definidas, razão pela qual a pedofilia, no Brasil, é classificada como crime hediondo, segundo a Lei 8.072/90.

De acordo com o vereador Maxwell, na atualidade o problema da pedofilia eclodiu não apenas pela ação da mídia e pelo encorajamento a denúncias pelas vítimas, mas também pela devastadora proliferação da prostituição infantil, resultante, dentre outras causas, da pobreza. “O problema é complexo, pois engloba causas históricas, razões sociais e econômicas, enquanto enseja a formação de uma vasta rede de conexão, envolvendo motoristas de táxi, gerentes de hotéis, enfim, todo um segmento de turismo sexual voltado para a corrupção de menores. Quando alguém que a gente ama passa por isso, experimentamos um sentimento horrível de raiva e descrença no ser humano. É preciso denunciar, porque a impunidade e o silêncio estão contribuindo para o crescimento da pedofilia, então, a participação da sociedade no combate a esse crime é fundamental”, frisou o vereador.

Ascom - Câmara de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Vereadores José Henrique e Maxwell contra a pedofilia