Vereadores debatem transporte público

Parlamentares debateram alteração no projeto de Lei que regula a licitação do transporte coletivo na cidade. De acordo com estudo, não há demanda para a exploração do serviço por mais de uma empresa


Muitos projetos de Lei e requerimentos foram apresentados em plenário para apreciação e aprovação dos parlamentares na sessão de terça, 23 de outubro. Considerado um dos grandes problemas do município, o transporte coletivo é tema de debate para os vereadores que aprovam em primeira votação o Projeto de Lei nº 133 / 2012 que altera a Lei nº 6.055/2011, permitindo que o serviço de transporte coletivo seja executado por uma empresa. A mudança foi solicitada pelo poder executivo após estudos técnicos demonstrarem a inviabilidade financeira para a exploração do serviço por mais de uma concessionária.

Estudos realizados pela Superintendência de Trânsito (SMT) demonstram que a cidade não tem demanda para a exploração do transporte devido o elevado número de moto-táxis em Rio Verde. Número este considerado excessivo, se comparar Rio Verde com seus mais de 180 mil habitantes tem quase metade do número dos mototaxistas de Goiânia, que possui mais de um milhão de habitantes e conta com cerca de 1.200 moto-táxis. A demanda atual pelo transporte coletivo de nossa cidade é em média de 7.000 usuários por dia, e 50% são isentos de tarifa em razão de serem idosos ou deficientes físicos, estudantes, que pagam a metade da tarifa e ao fato das grandes empresas proporcionarem transporte aos seus funcionários.

A preocupação dos parlamentares é com a população: “Esperamos que os dependentes desse transporte, recebam um serviço diferente do que estamos vendo e sendo cobrados. Nosso objetivo com esse projeto é dar segurança e qualidade aos usuários”, afirmou Elias Terra.

Assessoria de Comunicação – Câmara de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Vereadores debatem transporte público