Uma alternativa para os dependentes químicos

Projeto institui campanha para recuperação de dependentes químicos em Goiás


Tramita na Assembleia Legislativa, em vias de ser votado na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o processo nº 3.287/11, que institui, no âmbito do Estado de Goiás, a Campanha de Conscientização e Apoio à Recuperação do Dependente Químico. A iniciativa é do deputado Karlos Cabral (PT).

A proposta consiste em desenvolver ações, programas e atividades de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas. Serão considerados, para a promoção da campanha, os serviços próprios de atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas realizados pelas instituições, através de clínicas ou casas e comunidades terapêuticas.

De acordo com o projeto, caberá à Secretaria Estadual de Saúde a formulação de diretrizes para viabilizar a plena execução da campanha. Segundo justificativa apresentada pelo parlamentar, caso o projeto seja aprovado, o apoio do Estado às instituições multiplicará a rede de prestação de serviços e reorganizará o atendimento para que possam concentrar maior empenho em ações de atenção básica à saúde.

“O tratamento da dependência química, embora envolva diversas ações, deve ser individualizado e projetado de acordo com as necessidades do paciente e da família. É preciso procurar cada vez mais informações sobre dependência química, já que o problema se encontra nas escolas, empresas e em nosso cotidiano”, concluiu Karlos Cabral.

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

Compartilhe

Comente: Uma alternativa para os dependentes químicos