Trabalhadores da SANEAGO não querem privatização

Manifestação acontece amanhã, 10 de maio, em Goiânia


Os trabalhadores da Saneago, organizados junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), realizarão amanhã (10), a partir das 9h, uma paralisação contra a privatização da Saneago. A concentração para o ato será na Praça do Cruzeiro, no St. Sul.

Participarão deste dia de luta os trabalhadores da Saneago de Goiânia e região metropolitana. O objetivo principal da manifestação é mostrar aos goianos o quanto são nocivos à população os contratos de subdelegação dos sistemas de esgoto e água que estão sendo implantados em quatro municípios do Estado (Rio Verde, Jataí, Trindade e Aparecida de Goiânia).

Apesar das inúmeras insistências do Stiueg, dos trabalhadores da Saneago e do Ministério Público em cobrar do governo de Goiás a não privatização da água e do esgoto, o pregão para a contratação da empresa que executará os serviços de subdelegação está marcado para o dia quatro de junho. No mês de janeiro, em audiência pública no Ministério Público de Goiás, o promotor Érico de Pina enumerou diversas cláusulas ilícitas nos contratos de subdelegação dos serviços de água e esgoto, ainda assim o governo persiste neste processo.

Terceirizações
Além de tentar barrar a privatização da Saneago, os trabalhadores também querem pedir providências quanto à terceirização da frota da estatal. Em 2008 a Saneago adquiriu frota própria, dispensando os carros terceirizados. No fim do ano passado, porém, foi aberta uma licitação no intuito de voltar a terceirizar o transporte.

Uma das empresas vencedoras da licitação foi a Delta Engenharia, que tem como um de seus donos o empresário Carlos Cachoeira, envolvido em exploração ilegal de jogo do bicho. O Ministério Público de Goiás já recomendou a suspensão de todos os contratos do Estado com a Delta, porém, a diretoria da Saneago afirmou que não cancelará o contrato de terceirização da frota.

Compartilhe

Comente: Trabalhadores da SANEAGO não querem privatização