Trabalhadores da Saneago de todo o Estado realizam assembleia e passeata

Eles pretendem decidir os rumos da campanha salarial da categoria


Os trabalhadores da Saneago de todo o Estado, juntamente ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg), realizarão hoje (31), a partir das 14h30, uma assembleia para definir os rumos da campanha salarial da categoria. Também será realizada uma passeata que sairá do Cepal do St. Sul em direção à sede da estatal, no Jardim Goiás. Já está confirmada a presença de trabalhadores de mais de 70 cidades goianas.

Além de cobrar agilidade por parte da estatal nas negociações da campanha salarial deste ano, a passeata também tem como finalidade cobrar do governo estadual o cancelamento definitivo da licitação que subdelegará os serviços de esgotamento sanitário de quatro municípios goianos (Jataí, Rio Verde, Trindade e Aparecida de Goiânia). Em nota, a Saneago apenas adiou (sem data definida) a licitação que seria realizada no próximo dia quatro de junho.

Ministério Público
Na semana passada, mais de mil trabalhadores da estatal marcharam nas ruas de Goiânia no intuito de pressionar a empresa a abrir as negociações da campanha salarial e também mostrar à população os perigos da subdelegação dos serviços de água e esgoto. No trajeto até a sede da Saneago, a categoria fez uma parada em frente ao Ministério Público de Goiás (MP).
 
O promotor do MP, Érico de Pina, foi até a porta da instituição e afirmou que o Ministério Público não aceitará que o governo do Estado subdelegue os serviços de água e esgoto da forma que está sendo feita. Ele também ressaltou que este processo deve ser aberto, que a população tem o direito de saber todas as opções para o saneamento e que estas opções sequer foram estudadas e divulgadas pelo governo.

Campanha Salarial
Os trabalhadores enviaram a pauta de reivindicações da campanha salarial no dia 10 de abril. A data-base da categoria é no dia primeiro de maio, porém, a estatal só marcou uma rodada de negociações após a passeata da semana passada, já no final do mês de maio. Durante as negociações, a empresa sinalizou algumas propostas aos trabalhadores, porém, nenhuma destas propostas foi formalizada até agora.

Entre as principais reivindicações estão reposição da inflação, alterações na tabela salarial de algumas categorias de trabalhadores, piso salarial dos técnicos e manutenção das conquistas anteriores.

Fonte: Divulgação

Compartilhe

Comente: Trabalhadores da Saneago de todo o Estado realizam assembleia e passeata