Sudoeste Goiano discutiu futuro da Habitação

Evento aconteceu ontem, 23 de novembro, na cidade de Rio Verde


Rio Verde sediou ontem (23/11) a 3ª Audiência Pública de uma série de cinco que a Agência Goiana de Habitação (Agehab), em parceria com a Secretaria das Cidades, está realizando sobre o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), que orientará os investimentos do Governo de Goiás na área habitacional até a década de 2020. O secretário das Cidades, Igor Montenegro, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcos Abrão Roriz, cumpriram hoje (23/11) agenda conjunta em Rio Verde e Brasília.

Pela manhã, antes da abertura da audiência, reuniram-se com o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, e equipe para ouvir as demandas do município na área habitacional, principalmente com relação à regularização fundiária de oito bairros da cidade, já em andamento na Agehab. Marcos Abrão Roriz e Igor Montenegro destacaram a necessidade de parceria com os municípios para o enfrentamento do déficit habitacional, que tem se agravado nas regiões de intensa industrialização, como é o caso do Sudoeste Goiano.

Na abertura da Audiência Pública, Igor Montenegro, que representou o governador Marconi Perillo, elogiou a atuação da Agehab. "Marcos Roriz e sua equipe têm promovido uma mudança radical nos rumos da habitação. Eles vão deixar um importante legado para Goiás”, afirmou. E completou, dizendo que o Estado terá o orgulho de minimizar seu déficit habitacional, ressaltando a importância dos municípios concluírem seus planos de habitação.

Marcos Abrão Roriz falou sobre a importância dos municípios fazerem o planejamento na área habitacional, tendo como base o diagnóstico e as estratégicas de ações estruturadas no Pmhis (Planos Municipais de Habitação de Interesse Social). “Esses planos desenharão um mapa real da demanda do Estado por moradias de interesse social”, salientou o presidente da Agehab.
O prefeito Juraci Martins de Oliveira disse que a Audiência é um momento especial para os municípios, pela oportunidade que representa para a Região Sudoeste contribuir para a melhoria do futuro da habitação. Ele lembrou que a plateia presente, que teve representantes de 18 municípios, tem nas mãos a responsabilidade de decidir os destinos dos recursos para a área. Também participou da abertura do evento o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, anfitriã do evento, Elias Terra.

Depois da audiência, o presidente da Agehab, o secretário das Cidades e o prefeito de Rio Verde visitaram o Residencial Céu Azul. A Agehab está realizando a regularização fundiária e investindo em estudos técnicos para urbanização do bairro, com recursos de R$ 220 mil do PAC-2, garantidos por meio de projetos da Agência. 800 famílias já foram cadastradas pela Agehab.

A regularização fundiária é uma das grandes frentes de trabalho da Agehab em Rio Verde. Além do Céu Azul, a Agência está trabalhando no levantamento de documentos para escrituração de moradias de outros seis bairros da cidade: Jardim São Tomaz, Parque Dom Miguel, Valdecy Pires, Maurício de Nassau, Ouroana e Buritis.

De Rio Verde, o presidente da Agehab e o secretário das Cidades seguiram para Brasília para participar de reunião em busca de recursos para investimento em habitação.
 
Plano de Habitação
Com as audiências, a Agehab busca a participação democrática, inserindo a comunidade e seus segmentos representativos no processo de estruturação do Plano. “É uma exigência da legislação que cada Estado e município elabore seu Plano, ou não terá acesso a recursos federais para investir em habitação”, lembra o Marcos Abrão Roriz. As próximas audiências públicas serão em Catalão (02/12) e Goiânia (07/12).

Ascom - Agehab

Compartilhe

Comente: Sudoeste Goiano discutiu futuro da Habitação