Segurança no campo

Lissauer Vieira participou da entrega de 50 viaturas para reforço do patrulhamento rural


O presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSB), ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), participou na manhã desta sexta-feira, 29, na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), da entrega de 50 novas viaturas para reforço do patrulhamento rural, entregues pelo Governo de Goiás, e também da posse do Conselho de Segurança Rural de Goiás. Os novos membros do Conselho de Segurança Rural do Estado de Goiás participarão de forma efetiva da elaboração de ações para garantir mais segurança no âmbito rural.

Lissauer disse que a entrega dos novos veículos "representa mais segurança no campo e oferece melhores condições de trabalho para aquelas pessoas que levantam cedo e produzem alimentos para o mundo”. Ele explicou, ainda, que pela vocação agropecuária goiana, que tem no agronegócio sua mola propulsora, o meio rural necessita de uma atenção especial.

“É fundamental a participação da segurança pública, através do Executivo estadual, das entidades de classe que representam o setor produtivo, como sindicatos rurais e a própria Faeg, para podermos trazer mais segurança para o campo”, salientou.

O Governador reiterou a importância do setor e a necessidade de o meio rural ser assistido com mais segurança. “O Estado de Goiás é o primeiro no país ao lançar uma Patrulha Rural, georreferenciada com um centro de controle na Capital”, afirmou. “Os novos veículos irão possibilitar ao produtor rural uma maior segurança”, complementou Caiado. No total, o Governo vai entregar 120 veículos.

Ronaldo Caiado autorizou também a liberação de R$ 250 mil para a conclusão da reforma e estruturação do Batalhão de Polícia Militar Rural que contará com o Centro de Comando de Controle Rural, com sede antiga Estação Ferroviária de Campinas, na Capital. No local, serão coordenadas todas as ações de policiamento rural do Estado, tendo como parceiras a Faeg e o Fundo para Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec).

Presidente da Faeg, o deputado federal José Mário Schreiner (DEM) falou da importância da Patrulha Rural. “Onde ela já está implantada, o número de ocorrências tem reduzido em até 80%”, afirmou. O congressista salientou ainda que outros Estados já buscam, junto a Goiás, informações sobre o sistema adotado no Estado, por meio do patrulhamento rural georreferenciado, para implantação em suas unidades.

Para o deputado Amauri Ribeiro (PRP), que também estava presente, as novas viaturas irão reforçar a segurança e levar maior tranquilidade às propriedades rurais.

Segurança no campo
As 50 caminhonetes, cabine dupla, 4X4, motor a diesel, irão renovar parte da frota da Patrulha Rural. Além das viaturas reforçadas, a Patrulha Rural também poderá contar com o reforço oferecido por drones. 

O trabalho realizado por Goiás é considerado exemplo a ser seguido por outros Estados para o aumento da segurança do produtor rural. Os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas e informa que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural.

Quando ocorre uma solicitação de emergência, o produtor rural liga para a viatura e informa o número do seu cadastro, a PM busca os dados através do GPS e faz o deslocamento. Já são quase de 8 mil propriedades cadastradas. A patrulha atua junto à Delegacia de Crimes Rurais e de Divisas da Polícia Civil do Estado. 

Balanço
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou o balanço dos primeiros 89 dias de Governo, referente às ações voltadas para segurança na zona rural. Foram realizadas 679 prisões em flagrante, desbaratadas duas quadrilhas especializadas em furto de gado, mais de 23 mil abordagens na zona rural, 3.650 visitas comunitárias rurais e 22 mandados de prisão cumpridos.

Ascom - Alego

Compartilhe

Comente: Segurança no campo