PTB deve aderir a Caiado e abrigar Paulo do Vale

A mudança no PTB passa também pela troca no comando do partido em Goiás, que está há 15 anos nas mãos do ex-deputado federal Jovair Arantes


O PTB está próximo de aderir à base política do governador Ronaldo Caiado (DEM). Se confirmar a adesão ao governo, a legenda deverá passar por uma grande transformação no Estado com a mudança no comando estadual e novas filiações de impacto.

Em visita a Goiânia no último dia 22 de agosto, o presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ), intensificou conversas diretamente com o governador Ronaldo Caiado. Jefferson, conhecido por ser o delator do mensalão, foi colega do democrata no Congresso Nacional. 

A mudança no PTB passa também pela troca no comando do partido em Goiás, que está há 15 anos nas mãos do ex-deputado federal Jovair Arantes. Sem mandato, Jovair pode ser substituído por Eduardo Macêdo, atual presidente da Goiás Parcerias, e aliado de Caiado.

Se atrair o PTB para a base de seu governo, o democrata pretende abrigar lá os prefeitos expulsos pelo MDB – Adib Elias (Catalão), Paulo do Vale (Rio Verde) e Fausto Mariano (Turvânia), além de, possivelmente, o secretário estadual de Governo, Ernesto Roller. O senador emedebista Luiz Carlos do Carmo também poderá migrar para o PTB. 

Alternativas
O ex-deputado Jovair Arantes e o deputado estadual Henrique Arantes resistem em ceder o comando do PTB no Estado para um aliado do governador Ronaldo Caiado. Na Assembleia Legislativa, Henrique é um dos integrantes da oposição ao atual governo e teria dificuldades de migrar para a base de Caiado.

Já os prefeitos dissidentes do MDB, expulsos pelo apoio à candidatura de Ronaldo Caiado ao governo no ano passado, ainda avaliam outras opções. Adib Elias, Paulo do Vale e Fausto Mariano também têm convites do PP e do Podemos. A decisão sobre qual legenda ocupar deverá ser acertada em conjunto com o governador. 

Compartilhe

Comente: PTB deve aderir a Caiado e abrigar Paulo do Vale