Possível ajuda federal econômica a Goiás prevê mais cortes no Estado

Anúncio de possível ajuda federal a Goiás foi feito em reunião da secretária da Economia com representantes da indústria do estado


A secretária da Economia do Estado de Goiás, Cristiane Schmidt, se reuniu na última semana com representantes da indústria goiana onde ouviu reivindicações e traçou superficialmente um quadro das contas públicas do Estado. Na reunião, a secretária revelou a possibilidade de Goiás ser inserido em um novo pacote de auxílio fiscal por parte do Governo Federal, que deve demandar mais ajustes e cortes no Estado para se enquadrar nos requisitos de reajuste econômico.

Além do presidente Sandro Mabel, do vice-presidente André Rocha e de diretores da Fieg, o encontro reuniu representantes de 35 sindicatos patronais de indústrias de diversos ramos no Estado. De acordo com Schmidt, a possível ajuda do Governo Federal é menos complexa do que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), prevendo, segundo ela, “ajuda de curto prazo aos Estados”. “A ideia desse pacote que o governo está se propondo a desenhar é para uma ajuda de curto prazo. Precisamos de um fôlego no fluxo de caixa”, explicou.

Ela acrescentou que o ajuste fiscal vai ser muito mais doloroso se a ajuda não vier. Entre as contrapartidas desse pacote, conforme adiantado pela secretária, está o delineamento de onde será feita economia nos próximos quatro anos e de quanto será, o que representa, na prática, cortes em algumas áreas do Governo Estadual. Segundo Schmidt, o Governo de Goiás já começamos a fazer “essa economia a partir de ajustes diversos, decretos de contingenciamento, cortes de 25% em contratos, ajustes no número de comissionados, entre outros”.

A secretária acrescentou também que vai realizar a reforma da previdência, o que irá “mudar a trajetória dos déficits”.

A secretária avaliou o encontro de forma positiva, e declarou, na ocasião, que “percebeu que os projetos [do Estado e dos representantes industriais] convergem em vários pontos, principalmente em medidas a serem tomadas para reduzir os gastos públicos”. 

Compartilhe

Comente: Possível ajuda federal econômica a Goiás prevê mais cortes no Estado