Pela aprovação do Novo Código Florestal

Deputado rio-verdense Heuler Cruvinel discursou ontem no plenário da Câmara pela aprovação do texto do projeto


O deputado Heuler Cruvinel (PSD) discursou nesta quarta-feira (14) no plenário defendendo a aprovação do texto do Novo Código Florestal. Uma troca no comando das lideranças do governo na Câmara adiou, mais uma vez – e para uma data ainda não definida -, a votação do projeto, que estava prevista para esta semana. A Câmara vai avaliar e votar as alterações feitas no Senado.

Membro da bancada de ruralistas goianos na Câmara, o deputado Heuler Cruvinel (PSD) acredita que a votação do Novo Código Florestal é necessária, já que as propostas de mudança da atual compilação de leis ambientais, que é de 1965, tramitam na Câmara há mais de dez anos. “A aprovação do Novo Código possibilitará não só um modelo atualizado e autosustentável de desenvolvimento para país, mas também dará ao produtor rural a base legal para continuidade de sua produção, alavancando o tão necessário incremento do superávit de nossa balança comercial, ainda mais neste momento crucial em que nosso país amarga uma retração galopante nos índices de nossas exportações”, disse o deputado.

Heuler tem defendido  que é preciso, no entanto, refletir os aspectos socioeconômicos quanto à extensão das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Na redação do Senado, a recuperação de APPs de margens cursos d’água – que prevê reconstituição de 15 metros de vegetação para rios de até 10 metros, e de uma faixa entre 30 e 100 metros para os demais – pode prejudicar e, na prática, expulsar uma grande quantidade de produtores rurais da zona rural.

No discurso no plenário, Heuler lembrou que dos 840 milhões de hectares de terra no Brasil, somente 251 milhões estão produzindo. “Se não consolidarmos as áreas já em produção, o país perderá 85 milhões de ha dos 251 citados; reduzindo  drasticamente a vital contribuição econômica do agronegócio brasileiro que é, hoje, responsável por 33% do PIB, 42% das exportações totais e 37% dos empregos gerados” , alerta.

O posicionamento do deputado Heuler, porém, não é por defender uma “queda de braço”, entre os ruralistas e os ambientalistas. “Estamos procurando arduamente soluções para que o progresso no campo não atropele o meio ambiente, ou a equivocada visão de como se deve preservar o  meio ambiente não emperre o desenvolvimento no campo”, afirma Heuler.

Na avaliação do deputado, não interessa ao agricultor o enfraquecimento do meio ambiente,  já que ele que vive da terra e se orgulha tanto em contribuir com o sustento da nação. “Coloco-me em defesa do agricultor, do direito à propriedade e sua função social correspondente, de modo que este possa trabalhar e produzir, com responsabilidade, para o bem comum, ampliando nossas fronteiras agrícolas e, assim, mantendo nossa competitividade no mercado exterior, conquistando novas divisas para o nosso País”, defende o deputado de Rio Verde.

Para Heuler Cruvinel, a aprovação do Novo Código Florestal é o momento ideal para o Brasil mostrar força e maturidade enquanto sexta economia mundial,  “sem cartilhas ditadas por quem não pode dar o exemplo, mas ao contrário deles, buscando aprovar um modelo de desenvolvimento agrícola autosustentável, aliando nossas vocações naturais para “celeiro” e “bioma” do mundo”.
 
Mirelle Irene - Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Comente: Pela aprovação do Novo Código Florestal