Parlamentares e prefeitos reforçam pré-candidatura de Caiado no interior

Maior parte do eleitorado goiano mora no interior, onde o democrata lidera em pesquisa


O reforço de deputados federais e estaduais, senador e de prefeitos do interior à pré-candidatura do sena­dor Ronaldo Caiado (Democratas) ao governo estadual é comemora­do com entusiasmo por lideranças favoráveis ao projeto de mudança para Goiás. Isso porque o apoio de­les deverá ser traduzido em uma alavancagem de Ronaldo Caiado entre o eleitorado do interior, onde o democrata já desponta com van­tagem nas pesquisas de intenções de voto realizadas até o momento. Nas últimas eleições para o governo em Goiás, a definição do comando do Estado ficou por conta princi­palmente dos votos fora da capital.

Na fase da janela partidária, que finalizou no início deste mês, Ro­naldo Caiado conquistou o apoio de dois deputados da base do atual governo com forte presença no in­terior. Um deles é o deputado Álvaro Guimarães (Democratas), que é de Itumbiara e representa a região Sul de Goiás. Recentemente o deputa­do levou mais de 70 lideranças da região a Goiânia para um encontro entre Ronaldo Caiado e o senador Wilder Morais (Democratas)–este último tentará a reeleição.

No evento que marcou sua saí­da do PR–no qual ficou 23 anos– para ingressar no Democratas, Ál­varo Guimarães lembrou que há uma expectativa também por par­te dos moradores por um governo de Ronaldo Caiado que realmente venha a atender as demandas da região. “Ronaldo Caiado como go­vernador vai dar valor a minha re­gião, coisa que não aconteceu nos últimos anos. Quero para Itumbia­ra a liderança de pessoas que real­mente sejam de bem, para que a ci­dade volte a sorrir”, afirmou.

Outro nome que deixou a base do governo foi o deputado Iso Mo­reira (Democratas), que traz para a pré-campanha do senador a força da região Nordeste de Goiás. Du­rante sua filiação, o democrata lem­brou o abandono do Nordeste pelo atual governo e garantiu o apoio de 16 prefeitos e 138 vereadores à pré­-campanha de Ronaldo Caiado.

“Sei que Ronaldo Caiado vai fa­zer um governo diferenciado, por­que não é possível ficar como está. Vou ser seu soldado para que pos­sa ganhar no primeiro turno. O povo de Goiás está cansado e quer mu­dança”, defendeu na ocasião.

Um dos primeiros a anunciar o apoio a Ronaldo Caiado, Dr. An­tonio (Democratas) é nascido em Mossâmedes e construiu a sua car­reira política em Trindade, onde ocupou cargos públicos e chegou a ser presidente da Câmara Muni­cipal. Hoje ele integra o núcleo de apoio de Ronaldo Caiado na As­sembleia Legislativa e tem traba­lhado para levar o nome do senador Ronaldo Caiado ao seu eleitorado.

“Ouvi todos os meus 40 muni­cípios. Todos foram unânimes em apoiar o senador”, lembrou o de­putado no evento do bloco de opo­sição Unidos para Mudar Goiás que ocorreu em fevereiro em Bela Vis­ta. “O fator mais determinante para este apoio é a honestidade do sena­dor. Em 30 anos de vida pública nin­guém jamais viu nada que o desa­bonasse. Além disso acredito no que Caiado fará pela saúde. A saúde não será para poucos, como hoje. Todos terão acesso aos hospitais ”, com­plementou o deputado, que assim como o senador também é médico.

EXPECTATIVA DE NOVOS NOMES
Construindo uma pré-candida­tura de deputado federal e tido como um dos nomes mais fortes para esta disputa, o deputado estadual José Nelto se filiou recentemente ao Po­demos para reforçar a chapa do se­nador Ronaldo Caiado e acredita que novos nomes irão se somar ao projeto de Ronaldo Caiado.

“Estamos recebendo lideran­ças, ex-prefeitos e vice-prefeitos do PSDB, PR, que não acreditam mais na candidatura do José Eliton e Mar­coni. Foram 20 anos de mentira e enganação, e o povo está empurran­do as lideranças a apoiarem Ronal­do Caiado, que é a esperança desse Estado para mudar de verdade. Ele será um governador que não vai mentir nem enganar o povo”, disse.

A mesma percepção tem o depu­tado estadual Major Araújo (PRP), que se diz um entusiasmado com a pré-candidatura de Ronaldo Caiado. “Tenho visto até com certa euforia a construçãodosapoiososenador. Eles vêm de forma espontânea, o que para mim é o maior demonstrativo de for­ça. Isso faz com que as alianças, mes­mo com movimentos que conspira­ram contra, sejam fortes o bastante para perdurar”, testemunhou.

Segundo Major Araújo, isso fica ainda mais nítido quando come­çam a chegar apoios isolados de li­deranças da base do governo que querem compor com Ronaldo Caiado. Exemplos são o vice-prefei­to de Palmeira de Goiás, Ailton Terra Nova, que deixou o PSDB para se fi­liar ao Democratas; e o vice-prefeito de Posse, Minguito Valente.

Todos esses apoios reforçam ain­da mais Ronaldo Caiado no interior de Goiás. “Grande parte da força elei­toral em Goiás vem do interior. E nes­se ponto Ronaldo Caiado leva vanta­gem, pois os moradores do interior se identificam e simpatizam muito com ele. Tudo isso me faz ficar muito confiante na vitória dele ainda no pri­meiro turno”, declarou Major Araújo.

O senador Wilder Morais e o deputado federal Delegado Wal­dir Soares também estão integra­dos à mobilização pró-Caiado em todo o interior do Estado.

PREFEITOS
Hoje Ronaldo Caiado conta tam­bém com o trabalho dos prefeitos das principais cidades do interior de Goiás, que estão espalhadas em di­ferentes regiões de Goiás. Entre eles estão Paulo do Vale, de Rio Verde, da região Sudoeste; Renato de Cas­tro, prefeito de Goianésia, do Cen­tro Goiano; Ernesto Roller, prefeito de Formosa, do Entorno de Brasília; e Adib Elias, prefeito de Catalão, da região Sul, e também Fausto Maria­no, prefeito de Turvânia.

“É muito gratificante receber o apoio de tantas lideranças impor­tantes nesta etapa da pré-cam­panha ao governo. O interior de Goiás tem uma força enorme nas eleições e o fato de as lideranças manifestarem confiança em nos­so trabalho nos dá muito ânimo para continuarmos nessa luta”, disse o Senador Ronaldo Caiado.

Diário da Manhã

Compartilhe

Comente: Parlamentares e prefeitos reforçam pré-candidatura de Caiado no interior