O elefante branco de Santa Helena

Aeroporto de Santa Helena de Goiás custou R$ 6,5 milhões e não funciona


O novo aeroporto da Cidade de Santa Helena de Goiás, a 205 km de Goiânia, está fechado porque o processo de desapropriação da área ainda não foi concluído. O empreendimento custou R$ 6,5 milhões aos cofres do Estado e foi inaugurado há um ano, mas ainda não há previsão de funcionamento.

A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) informou que aguarda uma posição da Procuradoria Geral do Estado para saber se o valor exigido pela proprietária do terreno a ser desapropriado pode ou não ser pago.

Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que não foi comunicada do término da obra e que não recebeu pedido para o funcionamento do aeroporto. Segundo a Anac, a estrutura do antigo aeroporto continua liberada para o tráfego aéreo por um ano.

O Aeroporto Municipal José de Assis, construído há mais de 30 anos, está com uma parte da pista danificada e a sinalização do local é precária. De acordo com a prefeitura de Santa Helena, a área de 220 mil metros quadrados foi doada para a construção de casas populares e as obras devem começar em 2012.

Pousos e decolagens
Apesar da situação, trabalhadores de fazendas da região dizem que diariamente ocorrem aproximadamente três decolagens e pousos de aeronaves na pista do novo aeroporto.
A Anac disse que vai fiscalizar o novo aeroporto e verificar se houve autorização da aeronáutica para voos. Se não houver essa autorização, os pousos e decolagens serão considerados clandestinos.

Confira a reportagem produzida pela TV Anhanguera clicando no ícone “Vídeos”.

Fonte: G1

Compartilhe

Comente: O elefante branco de Santa Helena