Lissauer Vieira propõe iniciação científica em currículos do ensino médio e fundamental

Em sua justificativa, o parlamentar esclarece que a ciência é pilar da educação transformadora por ser inerente à prática pedagógica, além de libertar o ensino de metodologias enfadonhas que, muitas vezes, acabam se transformando em entraves para o processo criativo, reflexivo e produtivo do aluno


Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Lissauer Vieira (PSB) apresentou projeto de lei incluindo a iniciação científica entre as disciplinas do ensino médio e fundamental. A proposta, que tramita com o nº 2000/19,  foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, onde aguarda o relatório do deputado Henrique Arantes.

Em sua justificativa, o parlamentar esclarece que a ciência é pilar da educação transformadora por ser inerente à prática pedagógica, além de libertar o ensino de metodologias enfadonhas que, muitas vezes, acabam se transformando em entraves para o processo criativo, reflexivo e produtivo do aluno. “O incentivo à produção científica – destaca ele – possibilita a interação multidisciplinar evitando que outras matérias ministradas sejam contempladas de modo isolado”.

Na prática, em caso de aprovação em plenário, o projeto altera o artigo 35 da Lei Complementar nº 26, datada de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do sistema educativo do Estado de Goiás. “Os índices oficiais da educação no País, como SAEB e INEPE, têm apontado o aumento do déficit no nível de aprendizagem em todas as etapas escolares em especial aos alunos concluintes do ensino médio de todo o País, conforme atestam pesquisas realizadas em outubro e novembro e 2017”, acrescenta o presidente da Assembleia Legislativa, concluindo: "O interesse do aluno em trabalhar com a pesquisa científica implica em novas formas de pensar e de aprender sobre o conhecimento”.

Ascom Alego

Compartilhe

Comente: Lissauer Vieira propõe iniciação científica em currículos do ensino médio e fundamental