Leilão da Ferrovia Norte-Sul ocorre no final de março

Com investimentos em torno de R$ 2,76 bilhões em obras e material rodante, o leilão está previsto para 28 de março, com prazo de contrato por 30 anos


A principal concessão, dentro do primeiro pacote do novo governo federal de projetos elaborados pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) a serem celebrados com a iniciativa privada, é a Ferrovia Norte-Sul (FNS), do trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), com passagem pelos estados de Goiás e Minas Gerais.

Com investimentos em torno de R$ 2,76 bilhões em obras e material rodante, o leilão está previsto para 28 de março, com prazo de contrato por 30 anos. Nesta concessão, a futura concessionária será responsável pela exploração do serviço público de transporte ferroviário de cargas em modelo vertical, ou seja, deverá manter e ampliar a infraestrutura da ferrovia (via permanente, sistemas, oficinas etc.) e também realizar as operações de transporte ferroviário de diversas mercadorias, para todos os clientes que desejarem utilizar seus serviços.

O governo informa que, com o funcionamento pleno da Ferrovia Norte-Sul, os acessos aos portos da região Norte (Itaqui/ MA e Vila do Conde/PA) e da região Sudeste (Santos/SP) estarão garantidos por meio do exercício de direito de passagem nas concessões ferroviárias adjacentes à FNS – como o tramo norte da própria Ferrovia Norte Sul, que sai de Porto Nacional e vai até Vila Conde, cruzando a Estrada de Ferro Carajás em Açailândia (MA), dando acesso nesse ponto também ao porto de Itaqui; e em Estrela D’Oeste com ligação à Malha Paulista, concessionada a Rumo, dando acesso ao porto de Santos.

Dentre as características atuais da EF-151, conhecida como Ferrovia Norte-Sul e considerada essencial para o sistema logístico no País, ela tem o seu primeiro tramo compreendido entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) com 855 km de extensão, e que já se encontra em operação.

O segundo tramo compreende entre os municípios de Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela d´Oeste (SP), com 682 km, com quase todas as obras concluídas. Um dos destaques desse tramo é o Pátio do Sudoeste de Goiás. Ele será o maior polo de carga de toda a Ferrovia Norte-Sul, situado próximo aos municípios de Rio Verde, Santa Helena, Jataí, Edéia e Quirinópolis.

Compartilhe

Comente: Leilão da Ferrovia Norte-Sul ocorre no final de março