Karlos Cabral quer instituir Cadastro de Obesidade Infanto-juvenil em Goiás

De acordo com o projeto, nos primeiros trinta dias de cada ano letivo, a respectiva instituição educacional deverá submeter a totalidade de seus alunos, de forma individualizada, a avaliação antropométrica, constituída de medidas de massa corporal (peso), estatura e circunferência abdominal


O deputado estadual Karlos Cabral (PDT) apresentou, nesta quarta, 24, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui o Cadastro de Obesidade Infanto-Juvenil e torna obrigatória a realização da avaliação antropométrica para verificação do estado nutricional nos alunos do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e privadas.

De acordo com o projeto, nos primeiros trinta dias de cada ano letivo, a respectiva instituição educacional deverá submeter a totalidade de seus alunos, de forma individualizada, a avaliação antropométrica, constituída de medidas de massa corporal (peso), estatura e circunferência abdominal.

Com base nesta avaliação, utilizando os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a escola alimentará o Cadastro de Obesidade Infanto-Juvenil, identificando os alunos com desvios do estado nutricional (baixo peso, sobrepeso e obesidade). O intuito é que o cadastro em questão seja enviado pela instituição escolar às Coordenadorias Regionais de Educação e Saúde da respectiva área geográfica em que a escola estiver instalada.

“Considero que as escolas constituem o ambiente perfeito para a implantação de programas de mudança de estilo de vida a fim de prevenir o surgimento e o agravamento do excesso de gordura corporal, bem como das doenças que acompanham a obesidade. Assim, a propositura visa, através da criação deste cadastro, detectar precocemente este problema de saúde pública e alertar os pais quanto à necessidade de encaminhamento de seus filhos para tratamento, quando necessário”, esclarece Karlos Cabral.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Comente: Karlos Cabral quer instituir Cadastro de Obesidade Infanto-juvenil em Goiás