Karlos Cabral homenageará mulheres goianas com Comenda Chica Machado

Segundo o parlamentar, o objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho de mulheres de diferentes áreas de atuação por maior participação da mulher na vida política e social de Goiás


O deputado Karlos Cabral (PDT) realizará sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, quando promoverá a entrega da Comenda Chica Machado.  A sessão acontecerá no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa, no próximo dia 7, às 18h30.

Segundo o parlamentar, o objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho de mulheres de diferentes áreas de atuação por maior participação da mulher na vida política e social de Goiás. “Queremos, além de comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrar e homenagear a luta de tantas mulheres em Goiás pelo fortalecimento do protagonismo feminino em espaços tradicionalmente machistas. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam todas dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do Estado”, ressaltou Karlos Cabral.

A sessão marcará a inédita entrega da Comenda Chica Machado. Chica foi uma mulher negra, ex-escravizada, que viveu na região de Niquelândia por volta de 1750. Segundo a pesquisadora Adélia Freitas, Chica Machado foi casada com um comerciante português com quem teve seis filhos. “Com o ouro que conseguiu, comprava escravos para libertá-los. Chica foi uma pessoa que venceu todos os obstáculos. Alguém poderosa, uma pessoa que tinha poder sociopolítico e econômico, que conseguiu sair da condição de escravizada e se posicionar na sociedade”, completou a pesquisadora.

Adélia Freitas escreveu o livro “Chica Machado: um mito goiano”, após conhecer as histórias de Chica durante uma pesquisa acadêmica na região de Niquelândia. Ainda de acordo com a autora, a forma como determinados "causos" de Chica passaram de geração em geração fazem dela um mito. “Não há como confirmar se tudo o que se conta é verdade, mas o fato é que ela permaneceu na memória das pessoas”, comentou Adélia. 

SERVIÇO

Sessão especial de entrega da Comenda Chica Machado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Data: 07 de março de 2019
Horário: 18h30
Local: Plenário Getulino Artiaga – Assembleia Legislativa de Goiás

Compartilhe

Comente: Karlos Cabral homenageará mulheres goianas com Comenda Chica Machado