Juraci Martins será candidato a prefeito ano que vem

MDB deve ser o partido do candidato a vice, em uma união de oposições contra Paulo do Vale


Comenta-se que o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, já se considera reeleito — a dez meses e alguns dias das eleições, que serão realizadas em outubro de 2020. Ancorado em pesquisas, o prefeito só estaria hesitando numa questão: não sabe se comparece à segunda posse com terno Armani ou Ermenegildo Zegna.

 

Aposte em você e dê o primeiro passo: Lifeclub Academia!

 

Mas uma coisa é certa em política: comemorar vitória antes da hora — ou seja, antes das eleições — é sempre um risco. Porque o favoritismo em determinado momento pode significar apenas que os eleitores ainda não consideram que há outro candidato competitivo. Não há dúvida de que, no momento, Paulo do Vale navega em céu de brigadeiro.

Noutras palavras, Paulo do Vale parece acreditar que controla a voz e a opinião dos eleitores. Mas, no mundo moderno, isto é uma ilusão. Os eleitores estão cada vez mais independentes e de olho nas novidades políticas. No momento, o prefeito lidera as pesquisas, porque está correndo sozinho na raia, quer dizer, é o único que está sendo visto. Procede também que sua gestão é bem avaliada — o que seus opositores não devem deixar de reconhecer, porque se trata de uma verdade.

Osvaldo Fonseca Júnior
Recentemente, o MDB conseguiu uma filiação política importante — a do médico Osvaldo Fonseca Júnior, num evento que com a presença do presidente do MDB, Daniel Vilela, e do ex-governador Maguito Vilela. O pai de Fonseca Júnior foi prefeito de São João da Barra e presidente da Câmara Municipal de Rio Verde. O irmão do médico, Leonardo Fonseca, é vereador em Rio Verde. Não se trata, portanto, de um neófito, porque conta com a experiência familiar. Seu DNA é político. O MDB está se preparando para acolher novos filiados.

Osvaldo Fonseca Júnior e o médico Eduardo Guimarães Abreu são pré-candidatos do MDB em Rio Verde. São fatos novos incontestes. Resta saber se terão musculatura para levar uma candidatura adiante. Quando se enfrenta um candidato “forte”, como Paulo do Vale, que tem o controle da máquina e montou uma poderosa armada eleitoral — inclusive com o apoio de parte da imprensa, que o considera uma espécie de deus —, é preciso criar uma alternativa “encorpada”, com apoio amplo e coeso.

Na reunião com Daniel Vilela e Maguito Vilela, a dupla que realmente comanda, direta e indiretamente, o MDB em Goiás, o vice-presidente do MDB local, Manuel Cearense, enfatizou, falando em nome da executiva do partido, que “o MDB só abre mão da cabeça de chapa se Juraci Martins for candidato a prefeito”. Como fica? “Aí, o MDB indicará o seu vice. É a única maneira de abrir mão.” Um dos médicos, Osvaldo Fonseca Júnior ou Eduardo Guimarães Abreu, seria o vice.

Por que o nome de Juraci Martins voltou à tona? Sabe-se que o médico e ex-prefeito se tratou de problemas cardíacos e não parecia muito disposto a retornar à política. Mas, convencido por vários aliados, decidiu voltar.

Primeiro, Juraci Martins gosta de política e seus dois mandatos foram bem avaliados pelos rio-verdenses. Algumas obras inauguradas por Paulo do Vale, por exemplo, foram iniciadas pelo ex-prefeito. A rigor, ao menos uma dela, praticamente já estava concluída. Mas Paulo do Vale passou um “batom” aqui e outro ali e inaugurou como sua. Talvez tenha tão-somente plantado a grama.

Segundo, o frentão que está se armando para enfrentar Paulo do Vale parece tê-lo entusiasmado. O deputado Lissauer Vieira, um dos políticos hoje de maior prestígio no Estado de Goiás, o apoiará. A frente ampla terá a participação de vários partidos — como MDB, PSB, PSDB e PSD. Outros líderes partidários estão chegando para conversar. Da reunião do MDB, ecumênica em termos políticos, participaram, por exemplo, Manuel Pereira, presidente do PSDB de Rio Verde e vereador, e Maria José, do PSDB, que foi vice do ex-deputado Heuler Cruvinel na disputa de 2016. Frise-se que Eduardo Guimarães Abreu é primo de Heuler Cruvinel. Sublinhe-se também que Nayara Barcellos, representante do senador Vanderlan Cardoso, do PP, esteve na reunião (Nayara deve ser candidata a vereadora pelo MDB). Osório Santa Cruz, político histórico e respeitado do município, pediu apoio para Juraci Martins. O deputado estadual Karlos Cabral, do PDT, também mandou representante. 

Juraci Martins está trocando o Cidadania (ex-PPS) pelo PSD do ex-deputado federal Vilmar Rocha (a tendência é que seu tempo no programa de televisão seja o dobro do de Paulo do Vale — o que será um diferencial). O ex-prefeito vai assumir a presidência do PSD em Rio Verde nos próximos dias. A comissão provisória está sendo articulada. No encontro com o MDB, Juraci Martins foi tão aplaudido que um presente chegou a brincar: “Só se aplaude assim prefeito ou governador”. Daniel Vilela e Maguito Vilela praticamente o “aclamaram”.

A rearticulação das oposições prova alguma coisa? Ao menos três. Primeiro, o futuro é mais incerto do que se imagina. Segundo, quem decide o futuro não é Paulo do Vale, e sim, em termos de prefeitura, os eleitores — o que os oposicionistas finalmente perceberam. Terceiro, ganha eleição aquele que tem coragem de desafiar as chamadas “cobras criadas”, como Paulo do Vale.

Jornal Opção

Compartilhe

Comente: Juraci Martins será candidato a prefeito ano que vem